O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.


segunda-feira, 14 de novembro de 2016

O litoral alentejano tem clima adequado para pistácio?

Bom dia Eng. José Martino,

O meu nome é ..., sou um jovem agrónomo.
Ao longo dos últimos 3 anos tenho trabalhado em olivicultura, em olivais super intensivos na zona de Beja. No entanto tenho uma propriedade no litoral Alentejano (Zambujeira do Mar) e gostaria de criar um projeto para a poder desenvolver.
Sei que é uma zona em grande expansão a nível de frutos vermelhos e hortícolas, mas no entanto não seria essa área que eu gostaria de seguir.
A herdade tem cerca de 50ha, com solos maioritariamente franco-arenosos. Acha que é possível desenvolver pistácio nesse região?  Sendo uma região caracterizada por ter dias de muita humidade relativa?
O pistácio "quer" solos muito profundos?

Considera que poderia ser uma boa aposta, sendo que a área já é considerável e que tem muita água?

Aguardo a sua resposta.

Comentários:
1 - Se explorar bem este blogue tem a resposta à sua questão.

2 - O pistácio requer invernos muito frios e verões muito quentes, com baixa humidade relativa do ar em abril - maio.  

NOTA: O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.

Sem comentários: