O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.


quarta-feira, 23 de novembro de 2016

O que me aconselha para rentabilizar a maquinaria?

"Queria submeter um projeto jovem agricultor, mas estou com algumas duvidas numa questão, o projeto vai ser de cerca de 16 ha de amendoal de floração tardia, cerca de 50 colmeias para poder fazer uma melhor polinização das amendoeiras, e cerca de 30 ovinos de raça autóctone, já possuo em nome de um familiar cerca de 10 ha de olival o qual me vai ser transferido para o p1 na altura da candidatura. A minha duvida é se será viável meter um trator com 120 cv com aparador de frutos mecânico no projeto, visto que no projeto também pretendo ser prestador de serviços para dar mais rentabilidade á maquinaria"

Comentários:
1 - Tendo em conta os objetivos que pretende ao adquirir o trator e equipamentos, prestação de serviços, recomendo que apresente candidatura junto do Grupo de Ação Local, ex- Leader, porque as ajudas ao investimento na agricultura só contemplam apoios para máquinas que operam dentro da exploração agrícola (parcelas colocadas na candidatura (parcelário de investimento)) sendo ilegal trabalhar com elas no exterior (se for detectada a infracção terá que devolver as ajudas com juros e pagar uma indemnização).

2 - Na minha opinião são demasiadas atividades, sendo duas delas de micro/pequena dimensão não tendo máxima critica para suportar os custos de aprendizagem, especialização e custos fixos das atividades:
- a apicultura requer além de conhecimento especializado, preparação dos enxames, na seja na dimensão de produção de mel, seja na polonização, este caso mais exigente em domínio de pormenores (não chega colocá-las no terreno é preciso fazer com que as abelhas procurem as flores da espécie a polonizar);
-  na produção de ovinos é preciso controlar o maneio dos animais, ter em conta que é preciso alimentá-los e cuidá-los todos os dias do ano, exigências estas que correm o risco de não serem compativeis e equilibradas com o que podem gerar, ao longo de um ano, os 30 ovinos.      

3- Defendo que uma exploração agrícola deve começar com uma atividade, no máximo duas, devido à exigência de especialização, dominio dos pormenores de mão de obra, conhecimento dos fertilizantes, fitofármacos, etc. mais ajustados, utilização das melhores metodologias de produção, formação e eficácia as equipas de trabalho, experiência e comeptência do empresário na gestão dos problemas, desafios, equipas, etc.  

NOTA: O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.

Sem comentários: