Que culturas me aconselha para Elvas?

Boa tarde Engº José Martino
Tenho acompanhado o seu blog e também a página do Espaço Visual.
Possuo um terreno familiar em Elvas, com cerca de 1,5 ha de espaço útil para agricultura, e com possibilidade de arrendar terrenos vizinhos. Já há algum tempo que estou a pensar em fazer algo nestes terrenos e instalar-me como jovem agricultor. Não tenho bem a certeza de que cultura ou culturas instalar, pelo que andava mais inclinado para pequenos frutos em modo de produção biológico, já tendo pensado em bagas de goji e framboesas, entre outras.

1) Que cultura/culturas me aconselharia?
2) Qual a área que me recomenda para poder viver desta actividade?
3) Quais os primeiros passos a dar?

Desde já agradeço a sua atenção


Cumprimentos

Comentários:
1 - Quer este blogue, quer a página da Espaço Visual na seção "Dicas" transmitem muitos conhecimentos sobre atividades que pode abraçar e ter sucesso no negócio agrícola. Mais importante que questões técnicas é o processo que deve desenvolver para se lançar na agricultura, este sim faz a diferença.
Leia ambas as ferramentas de forma pormenorizada. Após a leitura tente responder às questões que me colocou. Tenho a certeza que terá respostas mais ajustadas que as resultantes da minha opinião.

2 - Aconselho a cultura que tiver operador que lhe valorize as produções e as coloque no mercado. Analise a que distância fica o ponto de entrega dos seus produtos e a variação de custo por quantidade entregue (há culturas cujos frutos não amadurecem de forma simultânea, têm variação na quantidade madura ao longo do tempo, menor quantidade e no inicio e fim da campanha de colheita, obrigam a múltiplas entregas com quantidades muito variáveis por entrega).

3 -  As bagas de goji serão opção caso encontre operador comercial credível que as comercialize. Para a framboesa acho que há demasiado calor de verão e frio de inverno, por outro lado precisa fazer entregas diárias das suas produções, tendo peso no negócio a distância a que se encontrar o ponto de receção comercial.

4 - Creio que os frutos secos poderão ser uma opção a considerar se os terrenos e a região tiverem aptidão de solos e clima, pistácio, noz e amêndoa (superfície mínima de 5 a 10 hectares, tendo que passar para 15 a 20 hectares, dentro de 5 a 8 anos).

5 - Primeiros passos a dar: leia de forma exaustiva este blogue porque lhe indica de forma concreta o caminho a percorrer para se tornar um empreendedor responsável pelo seu destino, pelo seu dinheiro e com maior probabilidade de ter sucesso.

NOTA: O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM