Parecer sobre investimentos e a sua rentabilidade a curto e longo prazo.

Boa tarde sr Engº José Martino
Visito regularmente o seu blog e penso que o Sr é a pessoa certa para me esclarecer acerca de um projeto que gostaria de submeter.
Em 2015 submeti um projeto PDR2020 de cogumelos shiitake em troncos mas, por falta de viabilidade, (ou por erro do engº que o submeteu) veio indeferido em setembro 2016.
Agora estou muito confuso, pois gostaria de me lançar com outro projeto mas certamente que shiitake não será opção. Será que o cogumelo branco/paris é viável? Também é aliciante para mim a ideia de produzir mirtilo ou morango. Mas já há tantos produtores... Qualquer produção que eu faça terá de ser em estufa devido ao terreno ser pequeno - 3800m2.
Gostaria que me deixasse o seu parecer sobre estes investimentos e a sua rentabilidade a curto e longo prazo.

Comentários:
1 - Analise quem estando mais perto da sua exploraçao lhe pode valorizar as suas potenciais produções colocando-os no mercado.

2 - Verifique os "ossos de ofício" que cada uma dessas atividades gera e cruze-os com as caraterísticas do seu perfil pessoal de forma a encontrar a melhor atividade que esteja mais à vontade para enfrentar os problemas com maior probabilidade de sucesso.

3 - Instalar-se como jovem agricultor é um processo de elevada responsabilidade porque quem o faz está a assumir um compromisso de muito longo prazo, para mim, é um projeto quase para a vida porque para se recuperar o capital investido são precisos quatro a doze anos, conforme as atividades e o montente totala de investimento, e para ganhar dinheiro são precisos mais anos.

4 - O que falhou no seu processo para depois do esforço que fez para conhecer o negócio, estudá-lo, decidir apresentar o projeto ao PDR 2020, tomar a decisão de alterar a atividade? Acredito que muito tenha mudado nesta fileira para passados quase dois anos para justificar a sua confusão.

5 - Na minha opinião, além do trabalho indicado acima deve o terreno, solo e clima, ser analisado com precaução por um técnico agrícola competente porque me parece ter uma superfície disponivel muito exígua para gerar sustentabilidade económica financeira a médio longo prazo nas atividades agrícolas mais usuais.

6 - Parecer sobre investimentos:
a) Cogumelo branco/paris - sem interesse, exceto se o operador comercial for muito especializado que os consiga valorizar.
b) Mirtilos - área muito pequena (precisa de 1-3 hectares para iniciar a atividade) com grande interesse comercial sobretudo se o operador comercial tiver ponto de entrega a menos de 10 km.
c) Morangos - a superfície muito pequena para garantir rentabilidade a médio longo prazo, exceto se o operador comercial estiver próximo e conseguir valorizar bem o tipo de morangos a produzir.

NOTA: O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM