O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.


domingo, 12 de fevereiro de 2017

Apoios públicos ao investimento em sobreiros

Excelentíssimo senhor engenheiro José Martino, 

Chamo-me .... e quero começar por felicita-lo por todo o trabalho feito em prol da agricultura em Portugal e pelo apoio que tem dados a todos os interessados através deste seu blog. Os meus parabéns. 

Agora vou ao que me levou a escrever aqui. Herdei um terreno de família com cerca de 40 hectares com montado de sobro. Estando as arvores com alguma dispersão poderei eu recorrer aos apoios públicos a investimentos nas explorações agrícolas até março de 2017, para fazer plantação de sobreiros em regadio tornando assim o terreno mais rentável?

Não tendo eu actividade agrícola terei de abrir essa actividade para poder recorrer a esses apoios? Ou o processo é mais complexo? 

A plantação de sobreiros em regadio é viável? 

Ou o investimento inicial e o custo de manutenção até à primeira extração é muito elevado? 

Quero agradecer-lhe a ajuda que me poder dar neste caso. 

Obrigado

Comentários:
1. Pode recorrer aos fundos de apoio às florestas para plantar os sobreiros.

2. Os apoios para o regadio nos sobreiros ainda não existem porque terá de haver uma decisão política relativa ao uso de um recurso natural limitado, a água, numa atividade que se pretende que seja extensiva, sustentável do ponto de vista ambiental, isto por um lado, a antecipação de 30 anos para anos 9 anos a extração da 1.ª cortiça, com as vantagens económicas e financeiras inerentes, possibilidade de recuperar o montado de sobro que se decrépito em vastas áreas do Alentejo, por outro lado.

3. Para usufruir das ajudas públicas ao investimento terá de se inscrever nas finanças, provavelmente isento de contabilidade, regime de IVA, etc. Deverá consultar um contabilista certificado para o efeito.

4. A Espaço Visual possui competências nas matérias que abordou. Marque uma consulta com Benjamim Machado (924 433 183)


    

Sem comentários: