Plantação de Aveleira

Olá, chamo-me ..., sou jovem agricultor, produtor de avelã e mirtilo, na área do Fundão. 
Muitos dos resultados de pesquisas que vou fazendo conduzem-me ao seu blogue, que considero muito curioso e prático. È bom conhecer que se disponha a ajudar nesta área tão esquecida no nosso país.

Gostaria de lhe perguntar a sua opinião sobre a seguinte dúvida:
Tenho um terreno no sopé da serra, abandonado há muitos anos, relativamente plano com uma camada de terra preta de apenas uns 40cm antes de começar a aparecer saibro. a minha pergunta é se acha possível recuperar este terreno para plantação de aveleiras, e como o fazer?


Agradecia se me pudesse esclarecer.

Muito obrigado pelo serviço prestado, disponha sempre que precisar

Comentários: 
1 - Os terrenos bem drenados servem para a plantação das aveleiras, o que me parece ser o caso do terreno em causa. No entanto, verifique se possui boa drenagem externa, isto é, não concentra água da chuva que escorrem de terrenos vizinhos ou se tem nível freático muito elevado no inverno. Se for necessário abra valas ou coloque tubos para eliminar o excesso de água durante o inverno.

2 - Recolha amostras de solo para análise química. Peça que realizem a análise sumária, bases de troca, análise mecânica e micronutrientes. Com os resultados um técnico indicará as correções e fertilizações a fazer antes da implantação da cultura. 

3 - A preparação de terreno para plantação frutícola passa pela limpeza do terreno. destroçar a vegetação herbácea, retirar do terreno os cepos e raízes (arranque e remoção para biomassa ou colocação em aterro), espalhar por todo o terreno adubos e fertilizantes recomendados, lavrar a 30-35cm de profundidade, limpar raizes e pedras que estejam na superfície, espalhar matéria orgânica na zona da linha das plantas, gradar para alisar o solo e incorporar o composto. Colocar a planta no terreno deixando a zona do colo (parte da planta entre a raiz e o tronco) 10 centímetros acima do nivel do solo. Regar cada planta com 10 litros de água para aconchegar o solo às raizes da planta.    

  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM