O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.


domingo, 2 de julho de 2017

O que é preciso fazer para dar resposta às candidaturas ao investimento por parte dos agricultores?

Artigo publicado na Vida Rural 

Capoulas Santos pede ajuda da banca para projetos sem financiamento comunitário

por Ana Rita Costa
14 Junho, 2017

O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, esteve esta quarta-feira (14 de junho) na Feira Nacional da Agricultura, onde defendeu uma banca mais proactiva para dar resposta aos projetos agrícolas que não conseguem financiamento comunitário devido à quantidade de candidaturas ao PDR.
Capoulas Santos citou como exemplo as linhas de crédito do Banco Europeu de Investimento (BEI), “uma iniciativa que se enquadra na perfeição naquela que é uma das principais apostas estratégicas do Governo, pois tem que ver com a exportação e com o que está associado a montante, que é o investimento”, explicou.
De acordo com o responsável pela pasta da Agricultura, Portugal tem cerca de mil milhões de euros contratados no âmbito do PDR 2020, sendo também o quarto Estado-membro com a melhor taxa de execução. Apesar disso, o país tem neste momento “um magno problema que só pode ser solucionado com uma atitude muito proactiva da banca portuguesa”, uma vez que só em 2015, foram recebidas intenções de investimento igual às dos sete anos do anterior Programa de Desenvolvimento Rural (ProDeR).

“Isto é, no primeiro ano do PDR 2020, na agricultura, que tem uma dotação financeira semelhante à do quadro anterior, recebemos sete vezes mais candidaturas, o que significa que será impossível satisfazer todas elas com os instrumentos financeiros tradicionais”, explicou o ministro.

Comentários:
1. Fiz uma petição pública ( http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT85843) para que cada um dos jovens agricultores que tenha a sua candidatura aprovada possa obter o prémio e o apoio ao investimento dado que há grande procura de fundos públicos em cada medida e ação do PDR2020,  conforme indica o artigo acima.

2.Defendo que o orçamento nacional para apoiar investimentos na agricultura deve ser aumentado em 300 M€ por ano para dar resposta à procura e tirar o máximo partido das ajudas europeias disponibilizadas a Portugal 

Sem comentários: