O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.


quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Conselho para iniciar projecto agrícola

Boa Noite, Sr. Eng. José Martino,

Sou um jovem de 33 anos, sem formação agrícola, mas que está empenhado em mudar de vida e iniciar um projecto agrícola e queria pedir-lhe a sua opinião e alguma orientação antes de avançar para algo mais concreto. 

Passo a explicar a minha situação, os meus sogros têm um terreno no baixo Alentejo de 70ha com sobreiros plantados há cerca de 20 anos, o terreno tem uma barragem e na sua extensão passa  uma canal de rega aberto pertencente à associação de regentes mas que nós também temos acesso.

Actualmente não se tira qualquer rendimento do terreno estando este sem qualquer tipo de tratamento, a terra não é gradada a poda das árvores não é feita e alguns sobreiros estão a secar. 

Com estas condições gostaria de saber se existe alguma possibilidade de iniciar alguma actividade paralelamente aos sobreiros como por exemplo a criação de gado. Sabendo eu que o montado de Sobro é um investimento a longo prazo acho que é um desperdício não se aproveitar mais aquele terreno para outras actividades.

Grato pela sua atenção 

Com os melhores cumprimentos 

Comentários:
1. Verifique que culturas e atividades agrícolas e pecuárias existem na envolvente.

2. Tente saber  quem compra e valoriza as produções do indicado em 1.

3. Visite produtores que se dedicam às atividades com potencial para o seu terreno e vá à procura dos seus "ossos de ofício". Não descanse enquanto não souber ou dominar todos os pormenores dos negócios agrícolas que pensa vir a dedicar-se no futuro.

4. Leia a fundo este blogue porque tem imensa informação e conhecimento, mas mais que tudo conselhos sobre o modo de iniciar o seu projeto agrícola.


5. Para saber mais especificidades dos eventuais investimentos para o seu terreno, marque uma visita para o Arq. Benjamim  Machado (924433183). 

Sem comentários: