O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.


quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Negócio nas agriculturas de Portugal

Há um movimento positivo que consiste na melhoria dos negócios nas agriculturas de Portugal, uma maior empresarialização dos campos, uma mudança que se está a viver de forma não planeada e que vai ser estrutural a longo prazo para todos aqueles que conseguirem ao longo do tempo ter resultados que garantem a rentabilidade e sustentabilidade.

Há empresários que, mesmo sem experiência, têm perfil para gerir negócios, conseguem avaliar pessoas de forma eficaz sejam colaboradores, fornecedores e clientes, têm competências para formar e gerir equipas, coragem, liderança, capacidade de risco, etc. e este portefólio de competências é o ponto determinante para o sucesso nos agronegócios. 

As oportunidades que a agricultura está a gerar são muitas e diversificadas, há a possibilidade de organizar os pormenores das explorações agrícolas, de aprender a fazer bem ou muito bem, com todos aqueles que têm sucesso, há um conjunto de alguns produtores que no terreno são o exemplo acabado da boa gestão, verdadeiras metodologias empregues pelas empresas multinacionais para gerar valor acrescentado, líderes que devemos copiar e adaptar as boas práticas. Há um campo vasto de aprendizagem, assim sejamos humildes, resilientes, perseverantes, bem organizados e disciplinados. É um caminho pioneiro que vale a pena iniciar e percorrer, é duro mas fonte de satisfação pelo sucesso e resultados.

A agricultura moderna é o admirável mundo novo que se nos abre de par em par, é uma oportunidade, quer pela entrada de novos agentes, quer por novas competências, quer por uma nova visão. Tudo isto é corporizado nos empresários, são eles que criam e fazem os negócios florescer.. 

Sem comentários: