O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.


terça-feira, 29 de agosto de 2017

O que explorar nesta propriedade?

Boa tarde, Sr. Engenheiro José Martino,

Sou um jovem de 30 anos, casado e recentemente adquirimos uma propriedade de 5 hectares localizada em ... para uma vida de autosuficiência|sustentável|ecológica.

Temos poucas despesas.

A propriedade já possui árvores de fruto e com uma produção que ultrapassa as necessidades do consumo familiar ( falo de maçãs bravo-esmolfe e focinho de burro, figos, azeite, ginjas e marmelos).
Boa parte da propriedade não está aproveitada e tal dá-me alguma tristeza, pelo que penso torná-la rentável.

O que explorar nesta propriedade? Não pretendo ganhar escala, mas sim ter algum rendimento familiar e evitar ter terra abandonada.


A transformação de Ginja daria valor acrescentado?Explorar cultivares de fruta regionais?

Tal seria motivo para candidatar-me a jovem agricultor?ou será um risco desnecessário tendo em conta a nossa realidade ( uma vida simples).

A produção biológica seria a que mais se enquadra nos nossos valores.

Aguardo algumas dicas.

Atentamente, 

Comentários:
1. Amalise dentro das produções que faz na sua exploração agrícola aquela ou aquelas que estão melhor adpatadas às condições de solo e clima locais e ao mesmo tempo faça uma pesquisa de mercado, realize contatos para encontrar operadores comerciais grossistas que possam ter interesse na valorização desses produtos.

2. Defendo que deve candidatar-se às ajudas de jovem agricultor porque não há investimentos sustentáveis mesmo em pequena escala que sejam baratos. Como vai investir por sua conta, captando os apoios públicos do jovem agricultor consegue baixar o risco do investimento.

3. O modo de produção biológica é uma excelente opção sobretudo se tirar partido da agricultura biodinâmica. 

Sem comentários: