O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.


sábado, 30 de setembro de 2017

Parabéns BFRUIT

Celebra-se no dia de hoje o 4.º aniversário da assinatura da escritura pública de formação da Bfruit - Comércio Internacional S.A (30 setembro de 2013).

É uma data memorável que pretendo aqui registar por se tratar de uma Organização exemplar dentro da pequena agricultura, sobretudo familiar, no que diz respeito a produção homogénea e no acesso ao mercado internacional de pequenas produções por exploração agrícola (regista-se que a faturação prevista para este ano de 2017 é superior a 7 milhões de euros, 95% do valor em exportações).

Esta empresa foi constituída com o objetivo de comercializar, sobretudo exportar, as produções dos seus accionistas produtores de pequenos frutos e kiwis, tornando-se dentro do prazo temporal mais curto uma Organização de Produtores reconhecida pela União Europeia e pelo Estado Português.

O lançamento do negócio foi muito exigente no que diz respeito a encontrar clientes, montar a logística para apresentar qualidade homogénea de produto, controlar a qualidade dos frutos entregues pelos sócios, criar as condições para controlar a rastreabilidade das produções quando a mesma palete contém frutos de vários produtores, tratar as reclamações dos clientes, encontrar um sistema de transportes para exportar pequenas quantidades por entrega/envio, formar equipas de trabalho para assistência técnica, controlo de qualidade, armazém, comercial, etc.

A metodologia empregue pela Bfruit é um excelente exemplo ou estudo de caso que pode ser utilizado na organização de outras fileiras agrícolas compostas por microprodutores: a realidade de muitos outros casos tem dito que pretendem começar um negócio do zero, formar equipas de trabalho, conhecer e montar, o negócio e a logística, tudo o mais que é necessário para o efeito, com baixo nível de capital e sem liderança no negócio 

A Bfruit conseguiu juntar mais de uma centena de produtores ao longo de todo o território nacional na mesma estratégia de produção e comercialização.

Em menos de três anos volvidos da sua formação, obteve o reconhecimento como Organização de Produtores, dando aos seus associados a possibilidade de terem prioridade no acesso aos apoios do PDR 2020.

Nas véspera de celebrar 4 anos de  a Bfruit apresentou o seu 1.º Programa Operacional, o qual irá permitir para o ano de 2018, obter novos instrumentos de gestão das produções, mais apoios financeiros aos produtores, abaixamento de custos na assistência e no controlo de qualidade, etc.

Parabéns a todos os sócios da Bfruit! Eles merecem festejar terem conseguido uma Organização excelente e única no panorama agrícola de Portugal!
 

Sem comentários: