O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.


quarta-feira, 18 de outubro de 2017

BFRUIT: um exemplo de gestão agrícola

O meu artigo de opinião, publicado na última edição do semanário "Vida Económica". Para quem quiser ler no papel, ver Vida Económica de 13.10.2017.
BFRUIT: um exemplo
de gestão agrícola
José Martino
Consultor e empresário agrícola
Há 4 anos a Eng. Fernanda Machado lançou o desafio, na consultora Espaço Visual elaborou-se o plano de negócios e com um pequeno conjunto de pessoas que acreditaram em nós e no projeto formou-se a empresa para apoiar os pequenos produtores de pequenos frutos de Portugal, exportando as respetivas produções de framboesas, mirtilos, groselhas e amoras.
Costuma-se dizer que o homem sonha e a obra nasce. Posso hoje dizer que o homem, eu próprio, e a mulher, a engª Fernanda Machado, sonharam e a obra nasceu. Olho para trás e não posso deixar de ficar emocionado.
Partimos do zero e arriscamos mudar as mentalidades. Conseguimos. Fizemos dezenas de sessões de esclarecimento por todo o Norte, para centenas de pequenos produtores. A mensagem era clara: juntos, a produzir melhor e com mais qualidade, e de uma maneira uniforme, éramos mais fortes, criaríamos mais riqueza.
Fizemos elevados investimentos. A mensagem passou. A Bfruit, em Moreira de Cónegos, é hoje uma empresa de sucesso e permitiu que centenas de pequenos produtores pudessem produzir melhor e comercializar melhor. Todos ficaram a ganhar, a empresa, os seus acionistas, os produtores, os consumidores, em suma, a Região e o País.
A Bfruit é uma Organização exemplar dentro da pequena agricultura, pela competência e energia da liderança da Eng. Fernanda Machado, pelo apoio estratégicos dos membros do Conselho de Administração e pelo trabalho e dedicação dos seus funcionários. A Bfruit permite o acesso ao mercado internacional de pequenas produções por exploração agrícola (regista-se que a faturação prevista para este ano de 2017 é superior a 7 milhões de euros, 95% do valor em exportações).
Esta empresa foi constituída com o objetivo de comercializar, sobretudo exportar, as produções dos seus acionistas produtores de pequenos frutos e kiwis, tornando-se dentro do prazo temporal mais curto uma Organização de Produtores reconhecida pela União Europeia e pelo Estado Português.
A metodologia empregue pela Bfruit é um excelente exemplo ou estudo de caso que pode ser utilizado na organização de outras fileiras agrícolas compostas por microprodutores. Em menos de três anos volvidos da sua formação, obteve o reconhecimento como Organização de Produtores, dando aos seus associados a possibilidade de terem prioridade no acesso aos apoios do PDR 2020.

Sem comentários: