O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.


quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Jovem Agricultor do Interior questiona: O que devo fazer para lançar o negócio da forragem hidropónica?

Boa tarde Eng.

Antes de mais quero parabenizá-lo pelo excelente trabalho desenvolvido.


O meu problema é o seguinte, no fim de algumas pesquisas deparei-me com a produção de forragem hidropónica, a qual me parece bastante interessante, o problema é o escoamento da mesma. 

No seu ponto de vista, qual ou quais as melhores formas de escoar o produto visto que, irei produzir na zona de Tondela onde tenho um terreno (lameiro) com 3250m2, um poço abundante e algumas oliveiras.


Cumprimentos,

Comentários:
1. Faça uma pesquisa de mercado visitando previamente ao investimento os potenciais clientes, elabore o respetivo relatório desta ação e analise-o:
a) Elabore um guião de entrevista com os pontos principais a levantar no contato com o potencial cliente;
b) Nas visitas procure perceber se o que lhe estão a dizer e está a registar, está coerente e em linha com a análise corporal do interlocutor e com o seu feeling sobre o mesmo (há o risco de quem nos recebe dizer aquilo que queremos ouvir, que nos compram o produto a determinado preço e depois mais tarde, iremos comprovar que tal não é verdade, ou não compram ou irão impor um preço mais baixo;
c) Elabore um relatório final com o mercado potencial, distribua-o por regiões concêntricas a partir do seu ponto de fabrico, faça-o de dez em dez quilómetros, indicando quantidades e valor em euros  por unidade de produto vendido;       
d) Avalie os custos de transporte e distribuição e a partir desta análise  verifique se a localização geográfica do seu ponto de fabrico lhe garante competitividade ao negócio

2. Faça um plano de negócio com o objetivo de iniciá-lo com a menor dimensão possível que lhe garanta o mínimo de rentabilidade, pois deve fazer um teste de produto no mercado porque há o risco do seu levantamento de mercado lhe indicar um determinado potencial e na prática ele ser muito diferente.

3. Tendo êxito com o indicado em 2. avance com o investimento na produção de forragem hidropónica

4. Esteja atento aos avisos da Incubadora de Base Rural de Guimarães porque esta vai dar resposta a casos como o seu, criar condições para que adquira competências no empreendedorismo, possa à distância elaborar o seu plano de negócios com o apoio de um mentor e tenha apoio de consultor para o ajudar na fase de implementação do negócio (apesar desta Instituição privilegiar os investidores do concelho se houver vagas disponíveis irá apoiar investidores da região e do país)       

Sem comentários: