Recolha de informação/opinião

 Boa noite Sr. José Martino,

Começo por lhe agradecer toda a informação que tem facultado no seu blog, tem servido de muita ajuda.

O meu nome é  .... sou natural de.... e acabei a minha licenciatura de gestão na universidade do Algarve há cerca de 2 anos, a minha família tem alguns terrenos espalhados entre Loulé e Faro mas é tudo á volta de 1ha / 2 ha no máximo, mas que estão praticamente ao abandono tirando um deles que tem lá algumas alfarrobeiras espalhadas.

 A minha ideia seria aproveitar os terrenos que já possuo, apesar de não terem muitas dimensões e servir de teste ao mercado para a plantação que iria iniciar, ou alugar algum terreno com dimensões  maiores para servir como economia de escala.

Outra situação importante seria o fornecimento de água, que ainda tenho que analisar como se deve fazer. Em relação ás culturas a iniciar, estou em fase de decisão. Gosto de recolher toda a informação possível para analisar e decidir o melhor possível e por isso ainda quero ir visitar alguns terrenos/produtores para ter uma ideia melhor no terreno como se faz e ter ideia dos problemas iniciais e no geral.

 Irei escolher apenas uma cultura, mas as que tenho em mente são:
- Abacate

- Physalis

- Maracuja 

- Espargos

- Cogumelos

- Alfarrobeiras

Agora entre cada cultura existem as suas vantagens/desvantagens.

A ideia seria escolher uma destas culturas para testar o mercado e o escoamento comercial em dimensões pequenas ,assim como alguns problemas que possam surgir e depois avançar para dimensões de escala para ter uma rentabilidade boa.

Concluindo gostava de saber a sua opinião em relação a esta abordagem e ao tipo de culturas que sugeri em cima.


Aguardo resposta.

Cumprimentos 


Comentários:
1. Acho que deve elaborar um plano de negócios sumário para cada uma das atividades, recorrendo à internet, posteriormente, visitando produtores para validar a informação recolhida e colmatar os dados que não conseguiu recolher na rede. Para concluir o seu processo deve contatar uma consultora para lhe validar os dados e os planos de negócios (recomendo Espaço Visual - Eng. Sóna Moreira - 917 075 852).

2. Deve começar com uma economia de escala que lhe garanta o mínimo de sustentabilidade para a atividade em causa, fazendo o investimento em parcelas que passados 2 a 4 anos lhe permitam crescer no mesmo local ou muito próximo, devendo atingir a dimensão mínima que lhe baixa os custos fixos (dimensão menor da economia de escala).

3. Se quer experimentar e conhecer a sério cada uma das atividades vá estagiar para explorações profissionais que desenvolvem as atividades potenciais que quer dominar. É o modo mais prático e barato para chegar aos pormenores, sem risco empresarial na aprendizagem, com quase exclusão do seu risco quando investir e pós investimento. É simples e barato, 99% dos empreendedores não quer praticar este método porque demora tempo, prefere perder milhares de euros na sua casa para aprender por tentativa e erro.

4. Se quer desenvolver o processo empresarial agrícola tendo o apoio de uma incubadora vá investir em Guimarães e tire partido da Incubadora de Base Rural de Guimarães através do seu programa de incubação: 1.ª etapa - Oficina do Empreendedor (5 dias: avalie se tem perfil para empreendedor e conheça durante 3 dias as principais atividades empresariais do mundo rural); 2.ª etapa - Elaboração do Plano de Negócios (média 3 meses; programa que decorre à distância com o apoio de um mentor para desenvolver o plano de trabalho com acompanhamento de reuniões semanais via skype e uma reunião mensal presencial); 3.ª etapa - Networking e Cooperação (cada um instala o seu negócio; hà uma reunião mensal de grupo em que cada empreendedor apresenta a sua experiência e coopera com os restantes membros que estão na mesma etapa).

5.Na sua lista de atividades a cultura do abacate, caso o seu terreno tenha condições de solo e clima adequados, é para mim aquela que tem maior potencial e mercado.








Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM