O que fazer para ter sucesso na instalação como empreendedor agrícola?

Ex.mo Sr. José Martino,


Venho por este meio solicitar alguma informação e aconselhamento na área da produção agrícola.


Somos quatro pessoas que se juntaram há algum tempo com a intenção de desenvolver um negócio na área de produção agrícola, não só pelos apoios existentes mas, principalmente pelo gosto de todos pela área.


Com o terreno disponível na altura, contactamos um engenheiro agrónomo ( já envolvido em outros projectos) para a elaboração de uma candidatura a um projecto de produção de cogumelos shitake e pleurotus envolvendo dois tipos de estufas (a escolha recaiu sobre estes dois produtos devido à área de implementação disponível na altura). Após vários contratempos, desde a sua candidatura em 2015, o projecto lá foi aprovado estando neste momento disponível o "termo de aceitação".


Ao longo destes dois anos de espera, ganhamos consciência que a produção de cogumelos (mediante informações e conversas com produtores locais) não seria a melhor opção. No entanto, o entusiasmo e vontade de desenvolver um negócio sustentável na área agrícola não esmoreceu.

Continuamos à procura de terrenos para arrendamento e, neste momento temos em fase de conclusão de arrendamento um terreno de 1 hectare com a potencialidade de arrendarmos mais 0,5 hectares, na zona da Póvoa de Lanhoso. (com o terreno inicial que seria para a implementação das estufas, embora não na mesma localidade, teremos mais 0,35 hectares)


A nossa relação com o tal engenheiro agrónomo tem-se deteriorado nos últimos tempos, resultado da falta de empenho na evolução e acompanhamento do projecto, bem como, na apresentação de alternativas.


Das minhas pesquisas na internet, na procura de informação e esclarecimentos de dúvidas, acabo quase sempre por ir parar ao seu blog ou, em informação prestada por si em outro suportes digitais. Por isso, o meu contacto.


Certo da sua atenção e agradecendo desde já a sua disponibilidade,

Os meus cumprimentos

Comentários:
1. O processo de entrada de novos empreendedores na agricultura deve começar com visitas a empresas ou cooperativas que tratem da comercialização e valorização das produções com o objetivo de avaliarem que quantidades de produto agrícolas e qual a gama de valores podem obter em função da qualidade produzida e prazos de pagamento.

2, As visitas a produtores já instalados é crucial para saberem as causas daqueles que já têm sucesso e dos outros que têm insucesso. Devem fazer buscas pormenorizadas das condições e pormenores de produção, controlo de gestão, dados técnicos, necessidades financeiras, etc.

3. Nos cogumelos shiitake tem sucesso que tem um bom player de ligação ao mercado e domina os custos, gestão dos trabalhos e condições de produção.

4. Há empreendedores que se demitem de fazer o seu trabalho de casa de conhecer os pormenores do  dos potenciais negócios agrícolas que querem abraçar e fazem a fuga para a frente de atividade em atividade em função das atividades agrícolas que estão na moda .

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM