Fabrico artesanal de enchidos de carne de porco autóctone, é negócio?


.  Bom dia, José,

O seu blogue é um espectáculo quando pesquiso na internet sobre agricultura e indústrias agro alimentares. Obrigado! Será que trabalho deste tipo para ajudar quem precisa não deveria ser distinguido pelo presidente da república?

Tenho uma dúvida que gostava que me esclarecesse: na sua opinião de especialista é bom negócio e interessante montar uma pequena indústria artesanal de fazer enchidos e demais utilizações artesanais tendo como matéria prima a carne de porco de raças autóctones? 

Faço esta questão porque a minha avó tinha dedicou-se a esta atividade para alimentar a família e fazia uns petiscos excepcionais que me restam como memórias e reminiscências da minha infância.

Bem haja pela sua atividade em prol do bem público e muitas pessoas como eu que se encontra um pouco perdida e que precisa de uma opinião e ajuda que me motive a entrar ou não nos caminhos do empreendedorismo agro alimentar.

Obrigada

Comentários:
1.  A incubadora de base rural de Guimarães tem abertas candidaturas até aos dia de amanhã para para inscrição na Oficina do Empreendedor para dar respostas a pessoas que estão com as dúvidas que coloca: “devo ou não dedicar-me a uma industria artesanal agro alimentar?” (os interessados deverão submeter a sua candidatura de acordo com o exposto no Aviso de abertura que poderá ser consultado em http://www.cm-guimaraes.pt/pages/1267 ou http://www.labpaisagem.pt/ibr.)

2. É muito bom negócio ter uma pequena industria artesanal de enchidos e demais produtos que se podem obter de carne de porco de raças autóctones. Verifico que quem tem gosto, paixão e dedicação por esta atividade ao fim de alguns anos de trabalho tem sucesso e ganha bom dinheiro.

3. É muito importante ter receitas próprias para temperar e dar sabor à carne e assim sair do standard de qualidade da grande indústria que trata de forma massificada a carne do porco de raças brancas.

4. Presto a minha homenagem pública às Câmaras Municipais que têm feito um trabalho fantástico de promoção destes produtos através das Feiras de Enchidos e Fumeiro que têm organizado ao longo dos anos.


5. Está na altura das Câmaras Municipais e Comunidades Intermunicipais irem mais além, terem planos estratégicos para a internacionalização da fileira do agro alimentar. Tenho a certeza que estratégias deste tipo devidamente planeadas e implementadas irão gerar desenvolvimento económico e social em regiões deprimidas do Interior de Portugal.

6.Recomendo à leitora que faça o seu trabalho de casa para montar o seu negócio: pesquise na internet e faça o levantamento de produtores artesanais de enchidos e fumeiro, viste-os, elabore um plano de negócios sumário, contrate consultores para a ajudar a montar a candidatura aos apoios de fundos financeiros públicos.

7. Para a consultoria especializada recomendo que fale com a eng. Sónia Moreira da Espaço Visual (917 075 852)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM