O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.


sexta-feira, 16 de março de 2018

Feiras e exposições agrícolas


Bom dia, Eng, José Martino,
Considera as feiras e exposições agrícolas importantes para o desenvolvimento da agricultura e do mundo rural? De que forma podem ser melhoradas?
Obrigado
Cumprimentos,
Comentários:
1. As largas centenas de feiras e exposições agrícolas que todos os anos decorrem ao longo de todo o território de Portugal, sejam de âmbito nacional, regional ou local, mostram verdadeiramente as agriculturas de Portugal, a riqueza da respetiva diversidade, diferentes formas de ação e desenvolvimento, o orgulho em pertencer a determinado território, uma forma diferente de estar na vida.
2. As feiras e exposições representam formas de mostrar o que de melhor se está a fazer nos campos, promoção e venda dos produtos, espaços de convívio e de animação popular. Representam o espirito histórico ancestral português que remonta à Idade Média e que ainda perdura nos mais variados tipos de feiras.
3. Há uma dicotomia nas feiras e exposições ligadas à agricultura, sobretudo nas mais emblemáticas de âmbito nacional ou regional, perderam o seu espaço de divulgação das novidades e inovações devido à internet e redes sociais, parece que estão a ganhar uma componente de eventos populares com promoção/consumo de produtos agroalimentares, mas mais que tudo parece sobrepor-se e ganhar dimensão a componente de animação e do cartaz de espetáculos.
4 . Muitos destes eventos servem para alterar a perceção da opinião pública  da imagem da agricultura, dar-lhe outra devida importância no posicionamento económico, social e ambiental de Portugal. Têm contribuído para conquistarem espaço na comunicação social por serem notícias em si mesmo e pelos debates que promovem dando palco a importantes figuras da agricultura, política e economia.

Sem comentários: