Investimento de 4 hectares de kiwis em Paredes, faz sentido?

Sr, eng, José Martino, bom dia,

Estive a fazer uma pesquisa na internet sobre kiwis verifiquei que o seu contato aparece num documento ligado à Prosa. Pretendo comprar 4 ha de terreno agrícola em Paredes e preciso saber se faz sentido fazer deste terreno uma exploração de kiwis,devo começar com 1 ha e depois ampliar no futuro e outras alternativas culturais que deva ponderar?

Obrigado

Cumprimentos,


1. A cultura do kiwi é uma atividade muito interessante para a região do Entre Douro e Minho para aquelas parcelas que tenham aptidão de clima (não tenham problemas de geada na primavera, demasiado ventosa) e solo (solos bem drenados) porque tem uma rentabilidade interessante (o preço médio de venda para os produtores que não fizeram investimentos irracionais e tratam bem dos pomares obtêm preços de remuneração dos kiwis acima do dobro do seu custo de produção) e há procura no mercado internacional para as produções agrupadas em organizações de produção.

2. 4 hectares é a superfície mínima de exploração que justifica um trabalho a tempo inteiro, especialização esta que gera um "coeficiente de chatice mais baixo" porque há garantia que existe alguém que acompanha de forma diária e rigorosa as plantas permitindo a operação cultural certa na hora certa (operações culturais na melhor oportunidade técnica de intervenção) com o consequente, aumento de produtividade e qualidade das produções.

3. Não faz sentido começar com 1 hectare mas sim com 4 hectares para garantir o devido acompanhamento diário desde o primeiro dia que o investimento na implantação esteja concluído, com as consequentes vantagens  indicadas em 2.

4. Deve ponderar, se houver condições de solo e clima  para a cultura, bem como disponibilidade de água para regar, a cultura de mirtilo. Para mim esta cultura tem maior potencial futuro que o kiwi.  Considero que o mirtilo hoje tem o mesmo potencial que  o kiwi tinha há 31 anos quando comcei a trabalhar como engenheiro agrónomo. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM