Abacate

Gostava que me dissesse se será rentável a plantação de abacateiros em Portugal, concretamente em Romariz (entre Santa Maria da Feira e Arouca)e que tipo de terrenos necessito. 

Obrigado. 

1. A cultura do abacate é rentável em Portugal nas regiões que não tenham problemas de geadas de inverno, tenham água para rega e não sejam demasiado ventosas.

2. A ilha da Madeira, o Algarve e mais recentemente a Beira Litoral são regiões onde há cultura do abacate com alguma expressão económica.

3. O abacate é um fruto bem remunerado ao produtor porque há procura no mercado internacional, quer para fresco, quer para a indústria. Em Portugal,excepto na Madeira não há procura pelos portugueses, pois a oferta é pequena e não gerou hábitos de consumo. No entanto, é fruto que tem mercado pela sua riqueza em nutrientes para alimentação humana e pelo boom turístico. 

4. À partida parece-me que Romariz, freguesia de Santa Maria da Feira, não terá aptidão para a cultura pela presença de geadas. Apesar disso, se os seus terrenos tiverem exposição a sul, afastados de zonas baixas e linhas de água, e por outro lado se as fortes geadas que se fazem sentir a cada 5 a 7 anos, não se fizerem sentir devido às alterações climáticas que vivemos, é possível que possa vir a ter sorte e cultivar com sucesso o abacate nesse local.

5. Para a região Norte  parece-me que a cultura do abacate terá aptidão em locais com baixa incidência de geadas, concelhos litorais e nos microclimas onde se cultivam os citrinos, sobretudo limoeiros.

6. A eng. Sónia Moreira da Espaço Visual pode ajudar nesta cultura do abacate (917 075 852). 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM