Agricultura Biológica

Sr. Eng. Martino, viva,

Vejo muitos dos meus amigos a enveredarem pela agricultura biológica, mas verifico que a maioria perde dinheiro, muito poucos têm sucesso empresarial e muito menos rentabilidade económica. Isto é normal? Acha que a agricultura biológica tendo futuro para a sustentabilidade da humanidade irá ter ganho económico efetivo?

Coloco estas duvidas porque tenho um terreno no Alto Alentejo e o projeto pronto, mas estou indeciso se devo avançar ou parar neste exato momento.

A sua opinião é importante. Pode ajudar-me?

Obrigado

Cumprimentos,


Comentários:
1. Acredito no futuro do modo de produção agrícola biológico MPB)  porque verifico que nos países mais ricos o mercado está com desenvolvimento e crescimento, exponencial. Estes fenómenos demoram 5 a 10 anos a chegarem a Portugal. 

2. No MPB, tal como na agricultura convencional, a capacidade de gestão e de risco do empresário são chave para o sucesso económico e financeiro da atividade. Na minha opinião, é mais difícil ter bons resultados no MPB porque exige maior conhecimento e experiência do empresário face
à agricultura convencional, exige colocar a cultura certa no sítio certo, saber controlar por métodos preventivos as pragas e doenças, etc.

3. O MPB nos próximos 20 anos, a nível mundial, irá ser dominante na forma de fazer agricultura.

4. Na minha perspetiva, deve avançar com o seu projeto. É minha convição que apesar de passar os primeiros 2 a 4 anos muito duros e complicados, tendo deficiência de rentabildiade, irá estar em linha com a procura do mercado dentro de 3 a 6 anos, obtendo nessa altura sucesso económico.

5. Continue a escrever-me dando nota sobre a evolução do seu projeto porque tenho o maior interesse nos projetos MPB. Votos dos maiores sucessos empresariais!   

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM