Amendoeira

Caro José Martino, bom dia,

Verifico pela internet que aposta nos frutos secos. Qual a sua opinião sobre a cultura da amendoeira?

Agradeço a resposta.

Cumprimentos,


Comentários:
1. Verifico que em 2015 a Espanha tinha 540 000 ha e a Califórnia 400 000 ha e Portugal 19 856 ha. As produções foram respetivamente, 48 000 t, 834 000 t e  7569 t, o que gera, repetivamente, as seguintes produtividades: 0,088t/ha, 2,085 t/ha e 0,381t/ha.

2. Portugal está ao lado da potencial principal potência mundial na produção de amêndoa, a Espanha.

3. O que irá acontecer à produção portuguesa e ao mercado internacional, quando a superfície de todas as plantações espanholas estiverem a produzir de acordo com o seu potencial produtivo, pois a maioria das plantações são recentes e ainda não estão em plena produção? Tenho como certo que o preço da valorização da amêndoa ao produtor irá ter um abaixamento muito grande, ficando num patamar acima dos custos de produção, onde a economia de escala de cada um dos elos da fileira irá ter um peso direto na rentabilidade, seja a dimensão da exploração, seja do entreposto, seja da estrutura de comercialização.

4. O que recomendo que faça? Estude a melhor estratégia de investimento, modelo intensivo ou superintensivo, operações culturais de implantação, estrutura de regadio (captação, armazenamento e distribuição) estrutura de mecanização (tenha duas ou três atividades agrícolas que tiram partido das máquinas e equipamentos agrícolas, e.g. olival, aveleira, pistacio, etc.)  versus custos de investimento respetivos. Faça o que seja melhor pelo preço mais barato que consiga negociar (seja forreta, faça bom e barato). Opte por uma dimensão de atividade que lhe permita tirar o maior partido da especialização da mão de obra (múltiplos de 15 a 20 ha), comece por superfícies mais pequenas para ganhar experiência para ao fim de dez anos ultrapassar os 100 ha.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM