Bovinos de engorda: que opinião me dá?

Boa noite, Sr. Eng. José Martino

Adoro a produção pecuária de bovinos de engorda, atividade que todos os meus amigos e conhecidos me dizem ser pouco rentável e muito trabalhosa. O meu sonho é dedicar-me à agricultura e fazê-lo rodeada de animais. Tenho feito algumas visitas de estudo e vejo que posso fazer o mesmo ou melhor do aquilo que contatei. Tenho uma frustração enorme porque vejo cada vez mais distante e impossível a concretização do meu sonho.

Que opinião me dá? Ela para mim é muito importante.
Agradeço o que possa escrever-me.
Cumprimentos,

Comentários:
1. Para desenvolver a atividade pecuária "criação de bovinos de engorda" deve ter experiência na área. Para adquirir o saber fazer efetivo deve estagiar pelo menos 6 meses numa exploração pecuária que seja organizada, bem gerida e que tenha sucesso económico e financeiro. Deve começar por aprender com os melhores!

2. A base de uma exploração com bovinos de engorda deve assentar na terra agrícola, porque na minha perspetiva, não faz sentido iniciar e desenvolver uma empresa pecuária de engorda industrial sem terra. Creio que um animal por hectare de terra é um rácio adequado para fazer uma pecuária extensiva que tira partido dos recursos naturais e tem potencial para criar alguma rentabilidade se utilizar animais de raças autóctones e se integrar em circuitos de valorização da carne. Deve começar com 30 animais e caminhar a médio prazo, 4 a 6 anos, para os 50.

3. Nos dias de hoje faz sentido para a dimensão da atividade indicada em 2. procurar meios de distribuição que dêem valor acrescentado à carne produzida seja pelo modo de produção biológico, seja pela comercialização diretamente junto consumidores, talhos e restaurantes que estão dispostos a pagar mais por um produto que sabem e podem verificar, como é produzido. seja pela possibilidade que tem de trabalhar com um prestador de serviços de matadouro que lhe pode fazer "carne maturada" (deixar a carne refrigerada durante algumas semanas tornando-a mais saborosa e tenra).

 4. Que opinião me dá? Elabore um plano de negócio sumário para a sua exploração agrícola tendo por base pelo menos 6 visitas de estudo a explorações pecuárias extensivas de bovinos de raças autóctones. Se o resultado do estudo for positivo e se após reflexão profunda se sentir que vai ter sucesso, avance com o investimento. Caso contrário, pare e encerre o assunto de uma vez! 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM