Jovens Agricultores - Ajudas Públicas à Sua Instalação

Boas, Eng. José,

Tenho o meu projeto de jovem agricultor há 2 anos à espera de financiamento pelo PDR2020. Não consigo perceber porque não é apoiado. Será que me consegue explicar as razões?
Faz sentido ir à procura de sistemas de financiamento alternativo?

Obrigado


Comentários:
1. Creio que devem atingir nesta altura, vários milhares de jovens agricultores com projetos aprovados  no PDR2020 e que não conseguem obter financiamento porque em 2015 e 2016 foi criada uma dinâmica de candidaturas financiadas com sucesso nas ajudas de 1.ª instalação de jovens agricultores através do programa de apoio PRODER que gerou um forte incremento da procura, que teria de levar como contrapartida alocar mais meios financeiros à medida respetiva do PDR2020. Tal resposta não foi feita pelo atual governo. Esta poderia ter sido feita por colocar mais recursos do orçamento de Estado nacional ou em sede de reprogramação das medidas e ações do PDR2020 junto da Comissão Europeia. privilegiar os apoios à instalação aos jovens agricultores aumentando o seu orçamento, medida estrutural de apoio às agriculturas de Portugal, em detrimento orçamento dos apoios às outras medidas e ações do PDR2020.

2. As 2 ações que a atual governo poderia tomar foram objeto de petições públicas que elaborei e fui primeiro subscritor "Mais Orçamento Nacional para Investimento nas Agriculturas de Portugal" 2016 (http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT82878) e Agricultura Portuguesa - Jovens Agricultores, 2017 (http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT85843). Infelizmente não conseguiram o número suficiente de assinaturas para serem discutidas na Assembleia da República.

3. Na minha opinião faz sentido pressionar o governo através do envio de emails e assinatura de petições públicas para que encontre soluções alternativas de financiamento à instalação dos jovens agricultores. Deve ser pressionado o governo e os partidos da oposição dado tratar-se de um assunto demasiado importante para as agriculturas de Portugal (a percentagem de jovens agricultores na atividade é das mais baixas da Europa)



  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM