Estratégia política para desenvolver e fazer crescer as agriculturas de Portugal

Bom dia,

Leio o que escreve nos jornais porque faço o respetivo acompanhamento através do seu Facebook (https://www.facebook.com/JoseMartinoCEO/). Vejo que é critico do modelo actual de desenvolvimento da agricultura de Portugal. Do ponto de vista prático e objetivo como é que os políticos poderiam fazer melhor?

Obrigada.

Cumprimentos,

Comentários:
1. Fazer melhor: Fazer cumprir que os processos burocráticos tramitados pelo Ministério da Agricultura sejam feitos dentro dos prazos legais. Para tal, acompanhar ao nível dos gabinetes da equipa política do ministério, de forma diária, a evolução nas diversas bases de dados, cada um dos processos. Naqueles casos que manifestamente seja impossível cumprir o prazo legal de tramitação, legislar para o alargar, o qual será compatível com os passos a dar. Na fase seguinte, estudar os processos para os desburocratizar, redução do prazo temporal de tramitação, nunca pondo em causa o cumprimento do Estado de Direito.

2. Eficácia no orçamento do Ministério da Agricultura: o orçamento do Ministério da Agricultura tem algumas centenas de milhões de euros para funcionamento dos seus serviços. Alguns destes não têm, seja meios humanos, seja meios financeiros, etc. para cumprirem com eficiência e eficácia os fins para que existem ou com a evolução da sociedade não são importantes para o cumprimento do interesse público e tornaram-se obsoletos. É determinante fazer uma avaliação do estado de arte de cada serviço, cada Instituição tutelada, determinar se cumprem os seus objetivos, se têm meios para o fazer, qual o grau de prioridade da respetiva existência, etc. Com base neste trabalho será construída uma lista graduada a partir da qual será tomada a decisão política de reforçar meios (humanos, financeiros, etc.) nos serviços prioritários  que o necessitassem e encerrar aqueles que não têm interesse público. Desta reforma não resultaria redução de ativos, não haveria despedimentos, nem reformas antecipadas. 

3. Liderança estratégica das agriculturas de Portugal: o que faz um líder? Aponta caminhos, traça objetivos, aponta estratégias e está à frente a ajudar no seu desenvolvimento, motiva os agentes, é exemplo de determinação e coragem em prol do superior interesse publico das agriculturas de Portugal. É esta metodologia que defendo deve ser aplicada pelos políticos que são responsáveis pela gestão do Ministério da Agricultura. Quando eu tiver mais tempo, irei, aqui neste blog, desenvolver este ponto.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM