Produção de carne de bovinos de raças autóctones

Boa tarde.
Como li alguns conselhos seus queria tirar algumas dúvidas e também receber alguns conselhos.
Eu sou de uma família de produtores de carne desde muitas gerações. Primeiro de raça barrosã e depois de cruzados de carne. Continuo a ser produtor mas em pequena dimensão, tenho 8 vacas reprodutoras. Tenho cerca de 14 há próprios e alguma terra que posso usufruir grátis mas sem contratos de arrendamento ou cedência. Apenas oferecida para ser usada. Agora que estou desempregado queria realizar o meu sonho que é ser produtor a tempo inteiro. Que conselhos me dá?

Comentários:
1. Certamente que o conhece o negócio de produção de carne de bovinos de raças autóctones tão bem ou melhor que eu. No entanto, "arrisco" alguns conselhos, conforme me é pedido:
   a) Elabore um plano de negócios sumário para a dimensão da atividade/número de vacas reprodutoras, que lhe permita viver dela (determine o investimento necessário, os custos de exploração, receitas obtidas, capital necessário para desenvolver a atividade pós investimento);
  b) Determine o número de hectares que necessitaria para ter esse número de animais e implemente uma estratégia para os conseguir, assim como para maximizar os subsídios da atividade;
  c) Passe à ação, se não conseguir fazer todo o investimento de uma vez faço-o de forma fracionada;
  d) Se for necessário, junto com a atividade da produção de carne, durante os anos em que está a fazer crescer o efetivo animal,  preste serviços agrícolas para o ajudar na gestão da tesouraria;
  e) Tente entrar no elo seguinte da fileira, tente entrar na comercialização e distribuição da sua carne com o objetivo de incrementar o sue valor de venda. Para tal crie uma marca para a sua carne, promovo-a nas redes sociais, desenvolva o que eu denomino "projeto de autor", atividade que irá da produção até o mais perto que lhe seja possível do consumidor.

2. Verifico que nessa atividade de produção de carne de bovinos de raças autóctones ganha dinheiro quem regista todos os custos, faz contas e monta estratégias para os controlar, quem gere bem e otimiza as ajudas públicas de apoio à atividade e quem consegue criar valor acrescentado na comercialização.      

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM