Frutos secos para Vila Pouca de Aguiar


Boa tarde senhor José
Sou um jovem do concelho de Vila Pouca de Aguiar distrito de Vila Real e estava a pensar candidatar-me a um PDR para uma plantação de frutos secos ex (pistachos ou amendoeiras, só não queria castanheiros) e precisava de umas dicas e se será rentável nesta zona 


Comentários:
1. Os frutos secos são uma boa opção de investimento para o concelho de Vila Pouca de Aguiar.

2. Os pistácios não são boa opção porque há elevada probabilidade de chuva no mês de abril, época da polinização, o pólen vai por ação do vento das plantas masculinas para as plantas femininas, se houver chuva  o pólen não circula no ar e consequentemente, os frutos à época da maturação (setembro) estarão vazios.

3. A cultura da amendoeira pode ser opção com variedades cujas necessidades em frio invernal estejam em linha com o número de horas de frio (temperatura abaixo de 7.ºC entre novembro e fevereiro). Deve ter atenção ao número de hectares mínimos necessários para tornar rentáveis a cultura e a respetiva estrutura de produção e mecanização.

4. Proponho que pondere a cultura da aveleira.

5. Na minha opinião, o castanheiro é uma excelente opção para a sua região. Caso seja bem instalado, tendo por base boas plantas e a escolha dos porta enxertos mais adequados, terá uma cultura muito rentável e um excelente negócio (faça a cultura em regadio e utilize as técnicas culturais modernas que se conhecem e que estão na linha da frente do que melhor se faz nesta atividade).

6. Como a decisão de investimento tem muitos pormenores que deve acautelar proponho que marque um reunião com a Eng. Sónia Moreira da Espaço Visual (917075852).   

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM