Análise Química e Física do Solo: Colheita de Amostras



 Olá, eng, José Martino
Percebo que devo analisar as minhas terras e por isso, peço ajuda se me explica como devo fazer para colher a terra para enviar ao laboratório para análise química.
Agradecida.
Cumprimentos,

Comentários:
1. Deve conhecer a fertilidade das suas terras para mantê-la e melhorá-la, quer seja através de incremento de determinados nutrientes com deficiência, quer seja para melhorar relações entre nutrientes para favorecer a sua absorção pelas plantas. Só conhecendo os teores em nutrientes dos seus solos poderá utilizar corretamente os fertilizantes por forma a ter plantas mais fortes, sãs e obter melhores rendimentos nas suas colheitas

2. Uma amostra de solo consiste na recolha de uma parte solo, uma pequena porção, capaz de representá-lo numa análise química. Como esta porção é pequena em relação à quantidade de solo que irá representar, deve-se ter o cuidado de retirar a amostra para que ela seja cópia fiel do terreno que queremos analisar quanto a qualidade química e física.

3, Precisa de ter bem limpos previamente, para recolha de amostras de solo, enxada ou sonda, baldes, e plástico.

4. Para planear a colheita de amostras deve saber o seguinte:
a) Deve enviar para laboratório 1 kg de terra num saco plástico, devidamente identificado, junto com o respetivo questionário, dado pelo laboratório, devidamente preenchido;
b) Para que se consiga fazer com que 1 kg represente a área que queremos avaliar a fertilidade, ao fazer a amostragem não devemos tirar terra de apenas um local, devemos tirar uma porção de terra em vários locais da mesma parcela, e cada ponto amostrado deve ser colocado no balde.
c) A terra do balde deve ser virada no plástico aberto e bem misturada;
d) Dividir o terreno em parcelas idênticas (ex. cor, espessura do solo, inclinação, culturas, produções obtidas) e para cada uma destas parcelas fazer uma amostra de solo;
e) Cada uma das parcelas indicadas em d) deve ter uma área inferior a 5 hectares (1 hectare é igual a 100m x 100m = 10 000m2). Quando as parcelas tiverem áreas superiores a 5 hectares, divididas em parcelas com uma área igual ou inferior a 5 hectares.
f) Em cada parcela percorrer o terreno em ziguezague, colhendo pelo menos 10 pontos/hectare;
g) Caso lhe seja possível, marque os pontos de recolha com estacas ou referência  GPS para colher nos mesmos locais em próximas amostragens;
g) Não se deve colher amostras em locais onde estiveram depositados matéria orgânica ou outros fertilizantes a granel, como adubos, corretivos calcários, cinzas, locais encharcados, perto de caminhos, etc.

5. Para recolher a terra deve em primeiro limpar o local escolhido de ervas, pedras, detritos vegetais, etc. e abrir depois uma cova a uma profundidade de 20 cm. Retirar uma fatia de terra com uma espessura de 2-3 cm, na parede da cova de cima a baixo e deitar no balde.

6. As amostras de terra num prado permanente já instalado retiram-se a uma profundidade de 10cm.  Se a cultura instalada ou a instalar for olival, vinha ou fruticultura, retirar uma amostra até 20cm de profundidade e outra de 20-50 cm (coloque as amostras de cada profundidade um balde diferente e nunca misture a terra das duas camadas).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM