Assistência Técnica Agrícola: O Que Fazer Para a Tornar Eficaz?

Estimado Eng. Martino,
Presta um serviço inestimável à agricultura que agradeço e espero que continue a fazê-lo por muitos anos, porque aprendo muito com os seus conselhos e tenho a certeza que muitos milhares de outros também ganham com a sua transmissão de conhecimento e experiência.
Tenho um engenheiro que me dá assistência técnica mas não estou satisfeito com os resultados. O que me aconselha a fazer?
Obrigado e bom trabalho.
Cumprimentos,

Comentários:
1. Haver um técnico que acompanha regularmente uma exploração agrícola não é garantia absoluta de bons resultados e de sucesso. Questões que se levantam:
a) O técnico é competente?
b) O modelo de assistência técnica é o adequado? (Frequência de visitas, tempo de visita, análise de dados, relatórios, etc.)
c) O produtor, empresário e chefe de exploração, estão motivados para tirarem partido da assistência técnica ou pelo contrário, estão convencidos que sabem mais que o técnico que a sua OP (organização de produtores) lhes impõe?

2. A assistência técnica agrícola tem de ser organizada, com objetivos e metas definidos e com avaliação no final de cada ano/campanha.

3. O que aconselho fazer? Responder por escrito, com honestidade, às questões elencadas em 1. e com base nas respostas elabore um plano de ações também escrito para tornar eficaz o serviço de assistência técnica  que o assessora. Persista sempre no seu objetivo de tirar o máximo partido e resultados da aplicação técnica na sua exploração agrícola. Utilize o seu técnico como seu treinador ou mentor, imaginando-se um atleta de alta competição ou um grande empresário.

4. Se precisar de mais apoio marque uma consulta com a Eng. Sónia Moreira da Espaço Visual (917075852).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM