Estou Desesperado Com os Resultados Obtidos na Minha Exploração Agrícola: O que me aconselha a fazer?

Eng. José Martino, boa noite,

Estou instalado como jovem agricultor há 2 anos e estou desesperado com os resultados obtidos na minha exploração agrícola porque não consigo as produtividades planeadas, a qualidade das produções é baixa, tenho dificuldades em gerir o pessoal, as competências dos colhedores  são baixas, tudo me corre mal, o que me aconselha a fazer? Desisto e paro por aqui e perco tudo ou persisto, coloco mais dinheiro e posso vir a ter sucesso ou perder ainda mais? O que lhe diz a sua experiência e que me possa aconselhar? Por favor, responda-me. Preciso de um conselho de alguém independente. A minha família e os meus amigos não entendem o que estou a passar, julgam-me de uma forma muito dura. Agora percebo o desespero, a depressão, a pressão psicológica que passam todos aqueles que não têm sucesso nos negócios.
Uma vez mais, obrigada.
Abraços

Comentários:
1. A minha experiência como técnico e empresário diz-me que qualquer negócio agrícola ou não agrícola, nos primeiros 2 a 5 anos corre mal ou muito mal, tal só não acontece  se o empresário conseguir contratar a um concorrente uma equipa de gestão e de operação que já esteja em atividade e nela tenha sucesso.

2. Nos primeiros anos é preciso formar as equipas de trabalho permanente, conhecer a atividade, fornecedores, prestadores de serviços, clientes, colocar em funcionamento o controlo de gestão, ganhar experiência a resolver os problemas que aparecem, antecipá-los, preveni-los, resolvê-los de forma rápida, ganhar resistência psicológica com os sobre custos, gastos acima do orçamento, valor das vendas abaixo do previsto, deficiências devido à má gestão da mão de obra por parte do empresário, etc. Mais que tudo, é preciso prever o orçamento para suportar estas variações de resultados, caso seja necessário.

3. O que me aconselha a fazer? Analise a situação em que se encontra elaborando um documento com as vantagens e inconvenientes de continuar ou de parar, incluindo os respetivos orçamentos.
Tendo os documentos indicados concluídos consulte 2 ou 3 pessoas com experiência em negócios e registe as respetivas opiniões. A partir deste ponto tem todos os elementos para tomar a sua decisão final.

4. Se precisar de uma opinião especializada marque uma consulta com a Eng. Sónia Moreira da Espaço Visual (917075852) e eu ou alguém da equipa de consultores a irá ajudar.   

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM