Medronho

Muito Boa Tarde.
....
Vivendo eu no Alentejo, no concelho de Montemor o Novo, tenho desde há uns tempos para cá pensado na opção do Medronheiro. Desde miúdo que me lembro de ir apanhar medronhos.

Sou também um pequeno apicultor em part-time e sei que o mel de medronho é muito valorizado nos países nórdicos, o problema é ganhar escala.

Acontece que há propriedades na zona onde vivo, que têm muitos medronheiros, que ninguém aproveita.

Estou a ponderar neste momento falar com os proprietários dessas propriedades para que me autorizem a apanhar esses medronhos para mais tarde comercializar. O problema, é, que pelo que tenho pesquisado, a comercialização é muito difícil, e o fruto é na sua esmagadora maioria enviado para destilação.

A minha ideia seria, à partida, ir colhendo os frutos do medronhal já instalado e depois, tentar arranjar um produtor de aguardente, que me aceitasse a produção. Depois se funcionasse, seria avançar para a plantação de medronhal próprio( tendo eu de arranjar terrenos, porque não tenho nenhum) e então aí ganhar escala.

Só que ainda tenho algumas questões:

-Quanto é que é pago o quilo de medronho?

-Sendo a mão de obra muito cara nesta cultura, quanto é que isto implicaria no orçamento?

- Quanto é que custaria uma plantação de cerca de 10 hectares de medronhal?

- Caso decidisse eu, construir uma destilaria, qual era o valor?

- Acha que os produtores de aguardente estarão dispostos a aceitar a minha produção?

- Esta minha ideia é viável?

Tenho ainda quase 5 anos para me candidatar às ajudas para jovem agricultor, não queria desperdiçar esta oportunidade, porque tenho o sonho desde miúdo de trabalhar na agricultura e gostaria também de fazer algo pela minha terra e pelo interior do nosso país.

Desde já agradeço a sua disponibilidade e o seu grande contributo para a agricultura portuguesa.

Com os melhores cumprimentos,


Comentários:
1. As perguntas que me faz devem ser objeto de pesquisa e contatos da sua parte até obter as respostas.

2. Acho que é uma excelente ideia utilizar a sua mão de obra própria, não tem que a pagar previamente, para colher os medronhos e os enviar posteriormente a uma destilaria (deve fazer uma pesquisa das destilarias que podem ter interesse nos seus fornecimentos e combinar o preço de aquisição dos frutos e a forma de pagamento)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM