Mestrados Agronomia

Boa noite , Engenheiro José Martino
S
ou um  jovem recém licenciado em agronomia, porém estou numa questão muito importante acerca do meu mestrado . Acha que um mestrado em agroecologia seria uma boa aposta futura para a minha carreira profissional .
Obrigado pela a atenção dispensada.
Abraço

Comentários:
1. As minhas opiniões sobre mestrados são as seguintes:
a) O mestrado em agronomia não deve ser feito logo após a licenciatura. Deve haver 2 a 5 anos de intervalo com trabalho entre a licenciatura e o mestrado. Neste período temporal de trabalho ganhará experiência como agrónomo e ficarão claros quais são os temas que mais o motivam para mestrado e posterior reorientação da carreira profissional dentro da agronomia.
b) Tendo experiência de trabalho irá tirar maior partido do mestrado porque terá outra motivação para aprender com a vantagem adicional que irá perceber na maior parte das vezes, o contexto externo dos temas abordados pelos professores.
2. Respondendo à questão colocada: a agroecologia é uma excelente aposta para os seu futuro profissional porque será um tema incontornável na agricultura do futuro. O respeito e enquadramento pelos ecossistemas existentes será temática incontornável na agricultura.

3. Verifique se as temáticas da biologia/ecologia são aquelas que lhe dizem mais pessoalmente, que o motivam mais ou se pelo contrário, a sua vocação serão outras áreas disciplinares dentro da agronomia. Nunca abdique de ganhar competências e de trabalhar na área que está em linha com a sua vocação profissional profunda.

4. Na minha opinião, o sucesso de um agrónomo está diretamente ligado à sua motivação/determinação/trabalho para ser uma referência, o melhor de todos na especialização que abraçar. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM