Corretivo Orgânico de Solo

Boa tarde,
O que são compostos orgânicos?  Como posso saber se determinado corretivo orgânico de solo é um bom composto?
Saudações,

Comentários:
1. 
A alínea dd) do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 103/2015 de 15 de junho, contém a seguinte definição de «Composto ou compostado», o produto higienizado e estabilizado, resultante da decomposição da matéria orgânica por compostagem, cujas características são de molde a beneficiar, direta ou indiretamente, o crescimento das plantas (na alínea cc) do mesmo decreto-lei tem a definição de «Compostagem», a degradação biológica aeróbia dos resíduos orgânicos até à sua estabilização, produzindo uma substância húmica, designada por composto, utilizável como corretivo orgânico do solo).

2. Lembro que composto e adubo não são a mesma coisa (segundo a alínea c) do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 103/2015 de 15 de junho, Adubo», a matéria fertilizante cuja principal função consiste em fornecer um ou mais nutrientes às plantas).

3. Segundo alínea rr) do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 103/2015 de 15 de junho, «Corretivo orgânico», o corretivo agrícola de origem vegetal, ou de origem vegetal e animal, utilizado principalmente com o objetivo de aumentar o nível de matéria orgânica do solo.

4. As vantagens do teor de matéria orgânica no solo ser elevada levam à melhor retenção de água e nutrientes, ao fornecimento às plantas de nutrientes de forma balanceada/equilibrada, melhor arejamento e aglomeração do solo (as partículas do solo unem-se umas às outras formando os denominados aglomerados, os quais como não têm a mesma dimensão fazem com que os interstícios entre si não sejam ajustáveis nas respetivas faces

5. A qualidade dos compostos é avaliada através do resultado de análises e testes: teor em matéria orgânica (quanto mais elevado, melhor), qualidade da matéria orgânica (estabilizada (cumpra a legislação relativa a teor de microorganismos patogénicos e propágulos de infestantes), maturada (temperatura inferior a 40 º.C no teste de Dewar), rica em ácidos húmicos) teor de  humidade baixo, níveis baixos de metais pesados (estes existem em todos os tipos de corretivos orgânicos e adubos, sendo o mais importante que o respetivo teor seja muito baixo ou não detetável), salinidade muito baixa avaliada pela electro condutividade, cumprimento da legislação relativamente a materiais inertes antropogénicos e pedras, granulometria (99% inferior a 25 mm).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM