Jovem Agricultor: Como Financiar a Atividade?


Eng. José Martino, boa noite,

Vi que há algum tempo respondeu a dois colegas jovens agricultores, um a quem tudo corria mal no inicio do lançamento de uma exploração agrícola e outro a quem corria bem a agricultura, no meu caso tenho dificuldades porque não consegui receber as ajudas do PDR2020 em tempo útil devido à burocracia da Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo e do IFAP, verifico que o fundo de maneio era escasso dessa forma ainda se tornou mais reduzido. O que me aconselha a fazer?
Cumprimentos,

Comentários:
1.     Se não recebeu todas as ajudas a que tem direito pelos pedidos de pagamento já apresentados faça um forcing junto do técnico da Direção Regional de Agricultura que acompanha o seu projeto no sentido de o sensibilizar para a necessidade pessoal que tem em receber as ajudas e para aconselhar sobre o que deve fazer, passos a dar para acelerar o processo e o dinheiro ser-lhe creditado na conta bancária rapidamente.
2.     Paralelamente ao indicado em 1. contate com a banca comercial no sentido de lhe antecipar as ajudas que ainda não recebeu (apresente cópia da candidatura e do pedido de pagamento). A banca está muito recetiva a este tipo de financiamento porque é de risco muito baixo e conseguem cobrar valores interessantes em comissões e juros. Contate pelo menos 3 bancos e ponha-os a concorrer entre si para ter os custos mais baixos que consiga negociar (se necessário, seja capaz e não mostrando os documentos, fazer crer a cada um deles que o outro banco faz mais barato).
3.     Caso já tenha recebido todas as ajudas ou precise de mais dinheiro para lá das ajudas financeiras públicas de apoio ao investimento, terá de abordar algum familiar ou amigo que tenha dinheiro no banco e que lho possa emprestar, neste caso, pagará um valor de juros acima do que a pessoa receberia de juros do banco e para si, terá um custo abaixo do valor que pagaria por esse empréstimo em juros e comissões.
4.     Em alternativa ao indicado em 3., pode abordar a banca comercial no sentido de conseguir um empréstimo de médio – longo prazo, o mais alongado possível. Neste caso, terá que apresentar um plano de negócio e os documentos oficiais de contabilidade. Deve conseguir explicar muito bem os números do negócio, como irá obter os meios financeiros para fazer face ao empréstimo.
5.     Se precisar de apoio especializado deve contatar Mário Coelho da Espaço Visual 911768809

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM