Kiwis - variedades

Eng. José Martino, boa tarde,
Quais as variedades de kiwis que recomenda para cultura?
Obrigado

Comentários:
1. Se tiver oportunidade e condições implante kiwis de polpa amarela ou vermelha.
a) Oportunidade: são variedades que exigem licença de produção ligada a um entreposto que fará a comercialização em exclusividade, são variedades protegidas, é proibida a multiplicação livre e a sua venda é contratualizada previamente à implantação com determinado entreposto de comercialização.
b) Condições de clima: exigem primaveras e outonos que não sejam frios, sem geadas, regiões de invernos benignos localizadas perto/influência do mar. Nalgumas variedades a sua cultura tem de ser feita dentro de estufas.

2. Caso não possa fazer o indicado em 1. seja por falta de condições ou por decidir que o investimento é grande e o risco associado também é, opte pela variedade de polpa verde, hayward. É a variedade tradicional, mais cultivada em Portugal e noutros países exportadores. Faça a instalação preparando a estrutura de suporte com postes mais altos e mais fortes para poder aplicar rede a cobrir a plantação para a proteger de vento e granizo e desta forma controlar de forma mais fácil os ataques da bacteria PSA (Pseudomonas Seringae Actindia).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM