Mesa Redonda “Floresta Portuguesa: cada parcela sua sentença?”


Verifiquei neste blog que o José Martino irá participar na mesa redonda “Floresta Portuguesa: cada parcela sua sentença?”, na Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva / Jardim Botânico do Porto, no próximo sábado das 18h às 19h30. Que ideias irá defender neste evento?

Comentários:
1.     Será um desafio interessante participar neste evento onde irei defender as seguintes ideias base:     
a)    Não há floresta em Portugal, mas sim, há florestas em Portugal: a floresta de produção (eucalipto, pinheiro, sobreiro e azinheira) a floresta de conservação e do ecossistema que presta serviços públicos. Há florestas com as suas diferenças do Norte Litoral de influência atlântica, Norte Montanhoso, Centro Litoral, Centro Interior, Alentejo e Algarve.
b)    Floresta intensiva e extensiva (<100 ha="" o:p="" rvores="">
c)     Ordenamento = respeitar os ecossistemas, floresta em mosaico, colocar cada espécie nos climas e solos adequados (fertilidade dos solos (a cada solo a sua floresta))
d)    Publicar nova lei sobre “Expropriação de uso = arrendamento compulsivo” (250 000 ha faixas de contenção (500 m de largura, 10 km em 10 km, utilizar para pastagens, vinha e medronho) + 20 000 ha de intervenção musculada do Estado Português para prevenir/conter os incêndios dos próximos anos)
e)    Fogo controlado de inverno = 100 000 ha - 300 000 ha
f)      Deficiente rentabilidade na floresta de produção, exceto eucalipto = Apoio Financeiro Público a Novas Plantações + apoio financeiro público à gestão florestal para equilibrar a conta de cultura.
g)    Apoios diretos à floresta de conservação e de ecossistema
2.     Nesta mesa redonda irei aprender imenso e haverá um debate vivo com os outros participantes: João Pinho (Diretor do Departamento dos Fogos Rurais do ICNF - Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas), e Ana Sofia Vaz (Investigadora do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos).
3.     A entrada é gratuita, mas limitada à capacidade do espaço e dependente de inscrição prévia. (info@mhnc.up.pt.)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM