Mirtilo

Bom dia,
O mirtilo foi uma moda ou irá continuar a dar e será uma cultura com interesse futuro?
Quais são os locais onde produz melhor?
Cumprimentos,

Comentários:
1. Na minha opinião, o mirtilo é uma atividade agrícola com excelente potencial e interesse quer para exportação, quer para o mercado nacional, porque é um fruto rico em antioxidantes, em linha com as modernas tendências da nutrição humana, o qual, é de fácil consumo, não necessita ser descascado, pode ser consumido à mão diretamente da embalagem, desde o pequeno almoço até ao jantar ou pós jantar passando pela refeição a meio da manhã, almoço, e lanche. É um fruto que consegue ser consumido desde crianças em tenra idade até idosos. Quem consome mirtilos que provenham de produtores que tenham o mínimo de cuidado na determinação da data de colheita e posterior utilização da cadeia de frio, sente-se satisfeito pelo sabor, textura e aroma do fruto.

2. Se o fruto tem potencial de mercado conforme o explicado em 1. tem também potencial de produção porque há diversas variedades e formas de produção em vaso que permitem a sua cultura praticamente ao longo de todo o território nacional (exceção regiões com águas de rega com pH alcalino).

3. É uma cultura que tem interesse futuro porque é rentável se o produtor for capaz de gerir a colheita manual com rendimentos acima do seu custo horário, tiver as variedades certas (nalguns casos de variedades mais antigas com frutos moles terá de as arrancar e colocar as variedades cujos frutos estejam em linha com a procura de mercado).

4. No solo, a cultura produz melhor nas regiões de Viseu e Odemira porque as plantas crescem mais e estão melhor adaptadas.          

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM