Mirtilos - Cultura em Part Time

Li neste blog que o mirtilo tem um grande potencial de incremento do seu consumo. Estive a refletir e pode ser uma eventual opção para o quintal de minha casa que tem 1500 m2, tenho água para  rega, o terreno é de horta, sem encharcamentos quando chove muito. O que me recomenda fazer tendo em conta que estou localizado na periferia de uma cidade com 30 000 habitantes?

Comentários:
1. O mirtilo é um fruto rico em antioxidantes em linha com moderna nutrição humana para uma dieta equilibrada. O seu consumo deve ser promovido diretamente por cada dos produtores juntos dos respetivos familiares, amigos e vizinhos. A comercialização direta dos mirtilos em cadeias curtas é na minha opinião, para os microprodutores, uma estratégia inteligente para terem acesso ao mercado e valorizarem adequadamente as suas produções.

2. Recomendo que plante 4 – 6 variedades de mirtilos desde as de colheita precoce, passando pelas de estação e terminando nas tardias. Esta opção garante frutos desde maio até setembro, pequenas quantidades, comercializadas em embalagens de 1 kg com o objetivo de baixar os custos de embalagem e por este motivo, irá gerar menor impacto ambiental.

3. Consegue cuidar das plantas realizando a poda de inverno aproveitando os fins de semana. Para as regas, fertilização, controlo de infestantes e colheita, também pode utilizar os fins de tarde porque os dias são longos na primavera e no verão (claro que continuará a tirar partido dos fins de semana).

4. O rendimento obtido é muito interessante porque além da rentabilidade intrínseca da cultura do mirtilo, tira partido da mão de obra familiar e dos preços mais altos obtidos pela venda direta dos frutos ao consumidor

5. A produção dos mirtilos em part time é uma opção interessante como hobby e como promoção da cultura e do consumo dos mirtilos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM