Olival


O olival intensivo deve continuar ou qual seria melhor estratégia para desenvolver a olivicultura em Portugal?

Comentários:
1.       O olival é uma cultura incontornável para haver atividade económica e social em muitas das regiões do Interior de Portugal.
2.       O olival sendo uma grande cultura necessita que seja feito um emparcelamento funcional através do banco de terras nas regiões de minifúndio.
3.       A economia de escala do olival (superfície de exploração que torna mais baixos os custos fixos, ou seja, dimensão que otimiza os fatores de produção, estrutura de mecanização ou mão de obra (parte-se do pressuposto que os fatores de produção terra e capital não são limitativos) mínima deve ser 20 hectares.
4.       As monoculturas em regiões muito extensas a prazo trazem problemas que podem ser evitados com zonagem e ordenamento. Colocar a cultura certa no sítio certo, deixar barreiras ecológicas, alternar culturas diversas em mosaico com dimensão acima da economia de escala das explorações agrícolas para cada atividade, respeitar linhas de água, ecossistemas com valor ambiental, promover a cultura do olival em modo de produção biológico, biodinâmico, etc. são princípios que devem ser respeitados na estratégia para desenvolver a olivicultura em Portugal.
5.       O olival intensivo deve continuar respeitando o indicado em 4.
6.       A estratégia para desenvolver a olivicultura em Portugal passa por apostar na produção de azeitona de forma sustentável, na valorização dos azeites através da sua oferta regular ao longo do tempo, na afirmação internacional de marcas nacionais, seja ao nível da indústria, seja ao nível do azeite de quinta/herdade.
7.       A fileira do azeite terá de fazer o mesmo trabalho/caminho que os vinhos de Portugal fizeram nos últimos 25 anos, promover os enólogos, fazer aparecer vinhos muito diversos, vinhos monocasta, tirar partido das castas de Portugal, formar o consumidor para a valorização dos vinhos de alta qualidade, dar a conhecer os novos vinhos no mercado nacional e internacional, aposta na comercialização internacional com incremento do valor acrescentado, etc.  

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