Espargos

Tenho quem me escoe os espargos. Quais os maiores problemas que se levantam na sua produção?

Comentários:
1. As infestantes são um problema na cultura do espargo se os solos forem muito férteis. Neste caso deve equacionar a aplicação de plástico no solo adequado para ser perfurado pelos turiões do espargo (Wikipédia: é um tipo de rebento, geralmente subterrâneo ou subaquático, terminado num gomo que é capaz de crescer e produzir uma planta completa).

2. A colheita dos espargos tem de ser realizada 7 dias por semana de março a maio, incluindo domingos e feriados porque crescem todos os dias. Nos dias em que não seja realizada a colheita as produções são perdidas (é obrigatório colher no dia seguinte para refugo).

3. A gestão da produtividade da colheita é muito importante porque é o maior custo de produção.

4. O valor de mercado das produções, sobretudo na parte final da campanha de colheita, deve ser analisado para verificar se compensa o custo de colheita.

5. A dimensão da exploração, a distância da exploração agrícola ao ponto de entrega das produções, devem ser bem analisados com o objetivo de fazer o custo mais baixo do transporte, o qual é recomendável que seja diário ou de 2 em 2 dias.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM