Estratégias Para o Sucesso dos Jovens Técnicos Agrícolas


Do programa das 'II Jornadas de Eng. Agronómica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto' organizadas pela Direção do Mestrado de Eng. Agronómica da FCUP em colaboração com a Associação de Estudantes IAAS-Porto e o 'GreenUPorto - Centro de Investigação em Produção Agroalimentar Sustentável', na passada 6.ª feira, dia 13 de dezembro de 2019, no Auditório do Campus de Vairão, constava uma intervenção do eng. José Martino sobre  Estratégias Para o Sucesso dos
Jovens Técnicos Agrícolas.
Que ideias defendeu na sua participação?

Comentários:
1. Defendi que em 1.º lugar o mercado de trabalho procura técnicos que exprimam bem as suas ideias através da escrita, ao mesmo tempo com facilidade e eficácia na comunicação verbal e que possuam capacidade conceptual para enquadrar o largo e diversificado espectro de temas ligados à agricultura e todo mundo que a envolve.

2. Em 2.º lugar, os jovens técnicos devem conhecer as Instituições ligadas à política, gestão burocrática e apoio ao mundo rural, os respetivos dirigentes e técnicos e todo aquele mundo de empresas, pessoas, produtos, etc. que apoiam a agricultura.

3. Em 3.º lugar, os jovens técnicos devem dominar as TIC, com maior incidência o Word e Excel, nestes casos utilização corrente e ao pormenor das respetivas versões mais avançadas.

4. Em 4.º lugar, bom relacionamento interpessoal e capacidade de liderança.

5. As competências indicadas nos 4 pontos anteriores levam em facilidade em encontrar trabalho e conseguir remuneração acima da média.

6. Quais os objetivos estratégicos que os jovens técnicos devem cultivar?
- Conhecimento técnico muito sólido com domínio das relações entre conceitos;
- Curiosidade: Seja cultivar a tendência para averiguar ou ver, haver desejo indiscreto de saber, gosto de executar trabalhos que não são da própria profissão, gosto por coisas raras, cuidado, esmero, zelo ("curiosidade", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/curiosidade);
- Aprendizagem ao Longo da Vida: a cada 3 anos o conhecimento fica obsoleto, é preciso atualiza-lo de forma constante e permanente ao longo do tempo;
- Foco nos resultados: cultura de concretizar, chutar à baliza e marcar golo, fazer o melhor que se sabe e o melhor que se pode sem deixar que a probabilidade de haver insucesso iniba o foco.

7. Que eixos estratégicos devem cultivar os jovens técnicos?
- Ambição
- Motivação
- Ação
- Eficácia

8. Que plano de ações devem cultivar os jovens técnicos para terem sucesso?
- Trabalhar/Investigar/Contatar
- Ligação à Universidade/Professores
- Networking
- Redes Sociais

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM