Jovens Agricultores - Prioridade nos Apoios

Verifico que o José Martino tem um enfoque muito grande nos apoios públicos à instalação e ao sucesso dos jovens agricultores? Porquê? Não seria mais interessante apoiar todos os agricultores que quisessem investir?

Comentários:
1. O Eurostat divulgou há tempos atrás a edição de 2019 das Estatísticas da Agricultura, Floresta e Pescas, onde revela que em Portugal há 4,2% os agricultores com idade inferior a 40 anos.

2. Na minha opinião, desde início deste quadro de apoio denominado PDR 2020 e até há pouco tempo viu-se que houve pelo menos três vezes mais pedidos de apoio ao investimento face aos fundos financeiros públicos disponíveis para o efeito, o que significa, o dinheiro não chega para apoiar tudo e todos, sendo necessário definir prioridades de acordo com o superior interesse público.

3. É uma debilidade estrutural das agriculturas de Portugal o diminuto número de empresários agrícolas com menos de 40 anos, sendo muito custoso e difícil qualquer jovem iniciar-se no empreendedorismo agrícola de sucesso.

4. As ajudas financeiras públicas de apoio à instalação de jovens agricultores que demonstrem competências para a função, medida pela formação /estágio e projetos aprovados, devem ser mais eficazes e abrangentes (apoio ao fundo de maneio durante os primeiros cinco anos de atividade).

5. Defendo que as ajudas aos investidores agrícolas não jovens devem ser dadas com apoio reembolsável, prazos até 20 anos com período temporal de carência até 7 anos, prazos em função do tipo de atividade, apoio este tramitado pelo IFAP sem intervenção das Instituições de Crédito.

6. Defendo que os apoios a máquinas e equipamentos deixem se ser elegíveis nos investimentos agrícolas, exceto os ligados à captação e distribuição de água (representam mais de 40% dos apoios públicos concedidos ao investimento na agricultura e seria possível privilegiar os investimentos em melhoramentos fundiários, plantações e animais (estes não são elegíveis nos últimos quadros de apoio))

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM