Água na Agricultura - Regadios



Caro José Martino,
Acompanho as suas intervenções públicas e na internet e verifico que é um defensor da extensão da superfície irrigável em Portugal. Na sua opinião o que deveria ser feito para a água ser melhor utilizada e de forma mais sustentável na agricultura?
Por favor, nunca desista de se empenhar em conseguir melhorar a vida dos agricultores.
Um bem-haja!
Atentamente

Comentários:
1.       Defendo que a superfície que possa ser regada devia duplicar nos próximos 10 anos, sendo feito através da construção de novos regadios e melhorias ao nível das perdas de água nas condutas dos regadios já existentes.

2.       A rega deve ser feita através de gota a gota e sempre que justificável com cobertura de plástico sobre tubo de rega e o solo, com o objetivo de diminuir a evaporação com a consequente, quebra significativa dos valores dos caudais necessários para  suprir as necessidades em água das culturas em causa (há casos em que se poupam mais de 50% de água comparando com a mesma cultura, com e sem cobertura plástica do solo).   

3.       Defendo que se devem fazer ações de benchmarking a nível mundial sobre as melhores tecnologias e práticas para poupar água e de seguida serem divulgadas de forma maciça no terreno junto dos agricultores para serem aplicadas de forma corrente.

4.       Dentro de 10 anos Portugal deveria ser um exemplo mundial de aplicação das melhorias tecnologias, conhecimento e gestão na água de rega.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM