Vinhos biológicos, biodinâmicos, vegan e naturais


Eng. José Martino,
Gosto do seu blog porque tira dúvidas.
Pode esclarecer-me sobre o que são vinhos biológicos, biodinâmicos, vegan e naturais? Que diferenças há entre eles?
Obrigado
Continue o bom trabalho neste blog.
Cumprimentos,

Comentários:
1. Os tipos de vinhos que indica na sua questão são procura de consumidores que se preocupam em ter um estilo de vida com respeito pela sustentabilidade ambiental.

2. A oferta tem crescido por parte dos produtores mais atentos ao mercado e ao futuro, fazem-no utilizando conhecimento e experiência, voltando a reativar e melhorar técnicas ancestrais que no passado recente pareciam que iriam tornar-se obsoletas e desaparecer.

3. Há um conjunto de operadores comerciais que tentam alinhar estes players, sejam lineares de supermercados, garrafeiras e cartas de restaurantes.  

4. Os vinhos biológicos provêm de vinhas certificadas no modo de produção biológico, com respeito pelas regras deste modo de produção de que fazem parte a não aplicação de produtos químicos de síntese, fertilizantes, adubos, herbicidas, pesticidas, etc. e ao mesmo tempo a vinificação também decorre com respeito pelas respetivas regras. Exige a colocação da vinha em locais com aptidão de solo e clima para a cultura.

5. Vinhos biodinâmicos são vinhos certificados no modo de produção e vinificação biodinâmicos. Seguem as práticas do modo de produção biológico indicadas acima e aplicam os preparados biodinâmicos de produtos naturais com o objetivo de protegerem e ativarem o solo ou as plantas, buscam o equilíbrio entre a natureza vegetal e animal e executam os trabalhos agrícolas segundo o calendário biodinâmico (tem em conta fases da lua e colocação dos astros para execução de operações culturais).

6. Vinhos vegan são vinhos provenientes do modo de produção biológico das uvas e que no processo de vinificação não são aplicados produtos de origem animal para clarificação do mosto (sumo de uvas antes do açúcar se transformar em álcool por ação de levaduras).

7. Vinhos naturais podem ser qualquer um dos vinhos anteriores, colhidos manualmente em que na adega não são aplicadas técnicas enológicas como sejam as filtrações, clarificação, nem adição de sulfitos antioxidantes. Não há legislação sobre este tipo de vinhos e há alguma discussão se são vinhos que não podem ter sulfitos ou pelo contrário, podem ter doses mínimas. Para obter este tipo de vinhos é preciso ser capaz de dominar a viticultura para se chegar a vinhos naturais estáveis, isentos de defeitos que se manifestam com o passar do tempo (e.g. aumento da acidez volátil, gosto  avinagrado) que possam aguentar a manipulação no transporte e que garantam algum tempo de guarda para a exportação, distribuição e restauração.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM