JOVEM AGRICULTOR: CANDIDATURA DE BOVINOS DE ENGORDA

Ola Eng. José,
Estou a pensar iniciar uma candidatura para projeto de jovem agricultor. Tenho preferência pelos bovinos de engorda (comprar novilhos e fazer a engorda ate a fase de acabamento) (raças Angus, Charoles ou Limousine) para iniciar pensei em 50 animais podendo a medio prazo aumentar para os 100 e posteriormente 150 para aumentar a rentabilidade e diminuir os custos fixos e ter uma boa rotação de ativos, uma vez que penso em projeto para regime intensivo. Que opinião me dá acerca deste projeto? Pensa que será viável iniciar uma candidatura e consequentemente um projeto nesta área?
Obrigado desde já.

Comentários:
1. Na minha opinião, o primeiro ponto que deve acautelar é a comercialização e valorização dos animais que deve ser feita através de uma organização de produtores reconhecida. Deve obter uma estimativa para determinar o rendimento bruto, multiplicação do valor de cada animal pelo número que irá vender em cada ano. Tenha claro os critérios de formação do preço do animal que caraterizam a qualidade para lá do seu número de quilos.

2. O segundo ponto que deve avaliar é a sua situação concreta de investimento, o que irá precisar gastar para iniciar-se na atividade e quais irão ser os custos de exploração. Precisa de uma análise técnica para o efeito.

3. Com os valores obtidos em 1. e 2. determine a rentabilidade.

4. Para além da rentabilidade deve avaliar os critérios da valia global do investimento com base nas regras conhecidas dos concursos de candidatura anteriores porque neste momento estão fechadas as candidaturas.

5. Marque uma consulta com a Eng. Sónia Moreira da Espaço Visual (917075852) para através de consultoria agronómica avaliar de forma eficaz os pontos indicados atrás e poder ter na sua mão uma análise séria sobre a viabilidade da candidatura a  jovem agricultor.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM