PRODUÇÃO DE COGUMELOS SHIITAKE EM TRONCOS DE CARVALHO




Comentários

1. Durante a incubação, os fungos do cogumelo shiitake preferem uma temperatura entre os 21 e os 27ºC (25ºC é o ideal) e humidade relativa entre 60 e 65%.
Para iniciar a frutificação, necessitam de temperaturas algo inferiores que vão dos 10 aos 21ªC dependendo da estirpe utilizada.
Durante o desenvolvimento dos cogumelos, a temperatura ideal situa-se entre os 16 e os 27ºC (dependendo da estirpe considerada), requerendo uma humidade relativa entre os 60 e os 90%.

2. As temperaturas relativamente baixas durante o inverno e parcialmente elevadas durante os meses mais quentes do ano aconselham a utilização de abrigos (por exemplo, estufas ou túneis), juntamente com tecnologia de produção necessária ao controlo da temperatura e humidade no seu interior. Aliás, a produção ao longo de todo que é recomendável para estabilizar o mercado, obriga ao aquecimento de parte da estufa/túnel nos meses mais frios.

3. Fazer pilhas de tronco de carvalho calibrados, explorando a madeira durante 3 a 4 anos.

4. Mergulhar em água os troncos antes frutificação, o denominado “choque térmico” é uma operação obrigatória para obter produções em quantidade e qualidade.

5. Os cogumelos shiitake necessitam de uma campanha de promoção das suas qualidades nutritivas e dietéticas junto do consumidor.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM