SUSTENTABILIDADE NA AGRICULTURA


Quais são as novas estratégias agronómicas para tornar a agricultura mais sustentável?

Comentários:
1.  Sustentabilidade significa promover o desenvolvimento que satisfaz as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, dentro do equilíbrio dos conceitos explicitados no ponto 2.

2.  A sustentabilidade tem 3 grandes áreas: económica, ambiental /ecológica e social. E tem 3 subáreas: equitativo (interseção entre a económica e a social), viável (interseção entre a económica e a ambiental) e suportável (interseção entre a social e a ambiental). 
       
3.  A agricultura é mais sustentável se contribuir para ter solos ricos ou muito ricos em matéria orgânica, imobilizam cerca de 50% de carbono, ajudam à descarbonização da atmosfera, ativam uma flora microbiana autóctone que ajudam a obter plantas mais sãs, com menores necessidades em tratamentos fitossanitários.

4.  A sustentabilidade da agricultura passa por cultivar plantas, espécies e variedades autóctones, assim como animais de raças autóctones, mais adaptados aos climas e alimentos das regiões.

5.  A aplicação da agricultura digital como estratégia para tirar partido da agricultura de precisão, racionalização da aplicação de fatores de produção por unidade de produto, tratar de forma diferente o que é diferente seja no espaço (solo, animal, etc.) seja no tempo, tirando partido da recolha de dados e do seu tratamento para aplicação na gestão. Esta forma de fazer agricultura irá promover a sua sustentabilidade.

6.  Embora o modo de produção biológico seja tido do ponto de vista concetual médio mais sustentável que o modo de produção convencional, é preciso medir as práticas adotadas quanto à emissão dos gases de efeito de estufa porque há formas de agricultura tradicional, familiar, que não cumprem todos os requisitos do modo de produção biológico, mas que parecem ser mais sustentáveis no uso de recursos e nos resultados. Em síntese, o modo de produção biológico e a agricultura familiar tradicional são estratégicas que juntas promovem a sustentabilidade.

7.     O descrito em 6. deve ser combinado com as cadeias curtas de comercialização (estas irão obrigar a alterar a forma de fazer o preço das produções agrícolas da oferta e procura global, internacional, para um preço que pageu os custos de produção sustentáveis locais mais uma margem justa que remunere de forma digna quem trabalha e assume o risco da produção.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM