CAMPANHA DE COMERCIALIZAÇÃO DO MIRTILO EM 2020 - PONTO DE AFIRMAÇÃO E VIRAGEM NA FILEIRA

Sr. Eng. José Martino, bom dia,

Qual a sua perspetiva para a campanha de comercialização do mirtilo tendo em conta as alterações de mercado na sequência da crise COVID-19, paragem do turismo e fecho do mercado HORECA (hotéis, restaurantes e cafés)?
Faço a pergunta porque estou com dúvidas se devo assumir o risco de contratar mão de obra para a colheita porque há muita incerteza sobre o escoamento e se ele existir, o valor a que os frutos serão pagos.
Obrigado.
Cumprimentos,

Comentários:
1. As exportações de mirtilo irão continuar sobretudo para as Organizações da Comercialização que têm contratos com supermercados no estrangeiro para fornecimento de fruta para os próximos anos.

2. Prevejo que irão existir muitas dificuldades para colher por falta de mão de obra estrangeira, a crise COVID-19 impede a entrada de trabalhadores estrangeiros pelo potencial risco acrescidos de contágio do vírus.

3. A minha expetativa é fraca ao nível da resposta da mão de obra nacional para colmatar a falta de emigrantes para a colheita dos mirtilos, porque é curto o diferencial de valor entre os apoios sociais, subsídio de desemprego/rendimento social de inserção com o valor do salário auferido e que o negócio suporta pagar ao nível da mão de obra.

4. A boa gestão indica que se deve ser conservador nos custos de produção, sobretudo ao nível da mão de obra da colheita, a qual representa percentualmente o seu maior custo. Assim sendo, é recomendável fazer a colheita com custos muito controlados fazendo um controlo muito rigoroso da colheita efetiva de mirtilos realizada por cada operador, quer ao nível da quantidade, quer ao nível da qualidade (valor residual de fruta madura, com defeitos de epiderme, etc.)  

5. Recomendo que não deixe de organizar e realizar a colheita dos mirtilos porque é muito importante não deixar cair os contratos de comercialização.

6. A minha expetativa é que o preço da valorização dos frutos ao produtor irá cobrir os custos de produção para quem for capaz de produzir pelo menos 10 t/ha e faça uma gestão da colheita a custos controlados.

7. Acredito que o mercado nacional será um escape para valorizar a fruta com maturação mais avançada, mole, não aceite pelo mercado internacional. É minha expetativa que as cadeias curtas de comercialização irão ter um papel muito interessante no ganho de quota do mercado nacional

8. Esta próxima campanha de comercialização será um ajustamento entre os produtores que querem ser profissionais e todos os outros que entraram de uma forma leviana nesta atividade.

9. A capacidade que o mirtilo tem de ser consumido a qualquer hora do dia, sem limitações operacionais de descasque são uma mais valia para a sua afirmação junto do consumidor.

10. O eventual abaixamento de preço ao consumidor pela utilização de embalagens de maior capacidade representa um abaixamento de custos de embalagem e logísticos que irão alargar o mercado pela conquista de novos consumidores.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM