PDR 2020 Ação 3.2.3 – Diário de Candidatura - Investimento numa exploração agrícola apoiado por um instrumento financeiro (semana 10)


 

Este é um post semanal que escrevo sobre uma candidatura em fruticultura que uma empresa agrícola que possuo está a desenvolver para candidatar aos bancos para obter empréstimo de apoio ao investimento ao abrigo de uma linha de garantia pública que é a grande aposta do governo para apoiar os investimentos na agricultura, sejam jovens agricultores, sejam outros agricultores (este é o meu caso) neste ano 2020 fecho do PDR2020 e como ensaio para o próximo quadro financeiro de apoio 2021-2027. 

 

Tenho publicado posts semanais sobre este assunto desde 28 de março dou nota da evolução da candidatura que se iniciou no dia 16 de março de 2020.
Através do presente post dou nota da evolução do processo nos últimos 8 dias, o progresso conseguido durante a semana que agora termina, semana 10, na qual merece registo o seguinte:

 

O Plano de Negócios, as cópias dos pedidos de licenciamento dos investimentos e demais documentação complementar foram enviados no dia 21 de maio para a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo (CCAM) e CGD, dois dos quatro bancos que já aceitaram receber os documentos. Nessa data a CGD tinha já um projeto aprovado pelo risco e um segundo projeto em fase avançada de tramitação. Este projeto que enviei é o terceiro processo recebido e provavelmente será o segundo processo a ser submetido ao risco. A primeira página do jornal Expresso de sábado passado dia 23 maio, tinha impresso um rodapé publicitário da CGD sobre esta linha de crédito, assim como nesse fim de semana, também ouvi a mesma publicidade na TSF.
 

Os contatos telefónicos efetuados na 4.ª feira dia 8 de abril junto do BancoBPI, até esta data, não tiveram qualquer desenvolvimento (3.º banco).

Na semana que agora finda não houve notícias do banco Santander. A última comunicação recebida no passado dia 14 de abril através de e-mail pela gestora de conta informava que têm indicação que na 2.ª quinzena de abril o banco irá lançar a linha FEI (até ontem 25 de maio, não aconteceu)  (4.º banco).

 

Lembro que o descrito acima é o ponto de situação de um processo iniciado a 16 de março de 2020, para candidatura ao abrigo da linha de crédito FEI para apoio aos investimentos na agricultura incluindo jovens agricultores do PDR2020, conforme anunciado em file:///C:/Users/JMartino/Downloads/Plano+Abertura_+12.02.2020+(002)%20(8).pdf, para candidaturas a partir de março. Foi apresentada publicamente no dia 10 de março último pela Sra. Ministra da Agricultura e ainda não está a funcionar.

Com o desempenho que tenho dado nota neste tipo de posts certamente nem ao fim de três meses (10 junho de 2020) estará contratualizado qualquer projeto nesta linha de apoio.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM