Diário de Candidatura - Investimento numa exploração agrícola apoiado por um instrumento financeiro com garantia FEI (semana 11)


Este é um post semanal que escrevo sobre uma candidatura em fruticultura que uma empresa agrícola que possuo está a desenvolver para candidatar aos bancos para obter empréstimo de apoio ao investimento ao abrigo de uma linha de garantia pública que é a grande aposta do governo para apoiar os investimentos na agricultura, sejam jovens agricultores, sejam outros agricultores (este é o meu caso) neste ano 2020 fecho do PDR2020 e como ensaio para o próximo quadro financeiro de apoio 2021-2027. 

 

Tenho publicado posts semanais sobre este assunto desde 28 de março dou nota da evolução da candidatura que se iniciou no dia 16 de março de 2020.
Através do presente post dou nota da evolução do processo nos últimos 8 dias, o progresso conseguido durante a semana que agora termina, semana 11, na qual merece registo o seguinte:

 

O Plano de Negócios, as cópias dos pedidos de licenciamento dos investimentos e demais documentação complementar foram enviados no dia 21 de maio para a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo (CCAM) e CGD, dois dos quatro bancos que já aceitaram receber os documentos.

A CCAM pediu esclarecimentos no dia 26 de maio. Foram enviados os últimos documentos a 28 de maio, tendo esta Instituição de Crédito informado que nesse dia seguiria para a análise de risco.
Como a CGD não deu qualquer resposta durante a semana, telefonei na 6.ª feira, dia 29 de maio e informaram que não conseguiram abrir os documentos enviados pelo “We Transfer” no dia 21 de maio. Nesse mesmo dia seguiram os documentos repartidos por 5 e-mails.

O pedido de financiamento por e-mail enviado a 25 de março e os contatos telefónicos efetuados na 4.ª feira dia 8 de abril junto do BancoBPI, até esta data, não tiveram qualquer desenvolvimento (3.º banco). Enviei um e-mail na 6.ª feira, 29 de maio, a questionar o gestor de conta a melhor forma de fazer o pedido de financiamento junto do banco.O Semanário Vida Económica da passada 6.ª feira, dia 29 de maio, trazia na sua página 22 , uma notícia com o titulo “BPI e FEI criam linha de 95 M€ para a agricultura”, descrevem as caraterísticas principais da linha: O FEI concede ao BPI uma garantia para cobrir 70% do risco de crédito até ao valor máximo de 95 M€ para financiar ativos tangíveis e/ou intangíveis, fundo de maneio e despesas gerais associadas ao projeto, prazos de empréstimo de 15 anos.  

No dia 29 de maio enviei um e-mail a questionar a gestora do cliente Santander sobre o e-mail do dia 14 de abril, no qual informava que têm indicação que na 2.ª quinzena de abril o banco irá lançar a linha FEI. Recebi como resposta um e-mail a indicar os documentos a enviar para formalizar o pedido e que esta linha só estará operacional, em princípio, a partir do dia 10 de junho. A empresa de consultoria recebeu o pedido e está a elaborar os documentos para se formalizar o pedido de crédito a este banco. Quero anotar que os documentos pedidos por este banco são diferentes quanto os pedidos pela CCAM e CGD.

Lembro que o descrito acima é o ponto de situação de um processo iniciado a 16 de março de 2020, para candidatura ao abrigo da linha de crédito FEI para apoio aos investimentos na agricultura incluindo jovens agricultores do PDR2020, conforme anunciado em file:///C:/Users/JMartino/Downloads/Plano+Abertura_+12.02.2020+(002)%20(8).pdf, para candidaturas a partir de março. Foi apresentada publicamente no dia 10 de março último pela Sra. Ministra da Agricultura e ainda não está a funcionar.

Com o desempenho que tenho dado nota neste tipo de posts semanais certamente nem ao fim de três meses (10 junho de 2020) estará contratualizado qualquer projeto nesta linha de apoio e o mesmo acontecerá passados 4 meses, ou seja, um mês mais tarde.

 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM