No passado já lhe fiz algumas perguntas sobre algumas culturas e agora venho novamente por lhe algumas questões, desta vez sobre as possíveis culturas a implantar num terreno.

Boa Tarde Sr. José Martino.

Chamo-me … e antes de mais quero agradecer o enorme serviço público que o senhor efectua neste blog. Sou leitor assíduo já há cerca de 5 anos ou mais.

No passado já lhe fiz algumas perguntas sobre algumas culturas e agora venho novamente por lhe algumas questões, desta vez sobre as possíveis culturas a implantar num terreno.

O terreno tem cerca de 2 ha e poderá haver mais outro terreno disponível com cerca de 1,5 ha, estes terrenos estão situados em Cabrela, no concelho de Montemor-o-Novo distrito de Évora.
O terreno tem água disponível quer através de um poço, quer através de um furo artesiano, tem electricidade e tem dois casões agrícolas, embora já com alguma degradação, a terra tem um pouco de argila, mas nada de muito significativo, tem também alguma inclinação, mas novamente não é nada muito significativo.

A minha questão é a seguinte: Sei que os dados que lhe forneço são muito superficiais, mas que possíveis culturas poderiam ser rentáveis para este tipo de terreno?

Mais uma vez o meu muito obrigado.

 

Comentários:
1. Como facilmente entende a agronomia não é uma atividade que se possa fazer à distância, exige que se visite o terreno, se avalie o solo, qual a sua fertilidade e o seu potencial produtivo, se verifique que infestantes existem, que vegetação nativa e semeada/plantada aparece na envolvente, etc.

2. Não deixando de responder à pergunta colocada, eu arrisco a sugestão de ponderar dentro das atividades agrícolas potenciais para essa dimensão de exploração, um conjunto de culturas hortícolas no modo de produção biológico, quer para outono e inverno, quer para primavera e verão, assim como juntar a cultura de algumas frutícolas bio.

3. Recomendo que contate e visite a Herdade Freixo do Meio localizada nesse concelho e avalie quais as produções bio que lhe aconselham a fazer e se há algum interesse em parceria para a comercialização valorização das produções.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM